• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 12:21:20 -03

    Museu da Imigração reabre em SP com nova exposição no sábado (31)

    DE SÃO PAULO

    29/05/2014 02h00

    Depois de ficar fechado para obras de restauro do prédio e renovação dos espaços de exposições por mais de três anos, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo será reaberto ao público no próximo sábado (31) com uma programação especial e entrada franca até o fim do mês de julho.

    O imponente prédio do final do século 19, tombado como patrimônio histórico, era a antiga sede da Hospedaria de Imigrantes, que entre 1887 e 1978 recebeu mais de 2,5 milhões migrantes e imigrantes do Brasil e do mundo.

    Divulgação
    Prédio do Museu da Imigração do Estado de São Paulo
    Prédio do Museu da Imigração do Estado de São Paulo

    A Hospedaria era a porta de entrada de uma nova vida para esses trabalhadores, que fugiam de guerras e da fome, especialmente da Europa e Japão. Uma vez lá, os homens e mulheres contavam com um leito para dormir, refeições, atendimento médico e inspeções sanitárias –obsessão do poder público no fim dos anos 1800–, enquanto aguardavam o encaminhamento para trabalhar nas fazendas de café e algodão do interior do Estado de São Paulo.

    A exposição de longa duração "Migrar: experiências, memórias e identidades", mostrará as múltiplas versões das histórias das pessoas que passaram pela Hospedaria nesse período e o patrimônio material e imaterial trazido por eles, que deixaram marcas na formação da sociedade brasileira até hoje.

    "A exposição é uma panorâmica da experiência da imigração no Brasil, que vai aproximar o visitante da história dessas pessoas", conta a diretora-executiva do museu, Marília Bonas Conte.

    O Museu da Imigração tem um acervo de mais de 12 mil itens, como objetos pessoais dos imigrantes, cartas, documentos, fotografias, livros de registros e mobiliário da época. Esses objetos estarão dispostos nos ambientes da exposição, que terão o apoio de materiais multimídia, vídeos e projeções, levando o visitante numa imersão do que foi a Hospedaria de Imigrantes nos seus 91 anos de funcionamento.

    Para não ficar preso apenas ao passado, já que considera a migração um processo contínuo, a diretora do Museu diz que outros dois espaços para exposições temporárias serão utilizados pelas mais de 80 comunidades de imigrantes que existem em São Paulo.

    "Nossa ideia é fazer com que o museu seja um ponto de encontro e articulação entre as comunidades da cidade".

    MUSEU DA IMIGRAÇÃO

    ONDE rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca; 11-2692-1866; museudaimigracao.org.br
    COMO CHEGAR de metrô ou trem, o acesso pode ser feito pelas estações Bresser e Brás; por questões de segurança, a administração indica a estação Bresser como o melhor opção, já que a passarela que liga a estação Brás ao museu está deteriorada e tem registros de assaltos
    QUANDO de ter. a sáb., das 9h às 17h; dom., das 9h às 17h
    QUANTO entrada gratuita até 31 de julho; após esta data, R$ 6
    INAUGURAÇÃO no dia 31 de maio, das 10h às 18h, o museu terá programação de shows musicais, de dança e teatro com grupos das comunidades de imigrantes e show de encerramento com o cantor Arnaldo Antunes

    Colaborou Rafael Gómez

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024