• Turismo

    Sunday, 28-Apr-2024 20:06:48 -03

    Coreia do Norte investe em turismo e expande rotas para China e Rússia

    DA EFE

    14/06/2014 10h00

    A Coreia do Norte planeja expandir suas rotas de trem para a China e a Rússia, segundo informou um site do regime comunista, o que pode representar um esforço de Pyongyang para atrair mais viajantes estrangeiros.

    A página eletrônica oficial "Naenara" informou nesta quinta-feira sobre a expansão de um projeto de turismo iniciado em abril de 2012 com uma empresa de Hong Kong.

    Atualmente, a companhia opera três linhas que conectam Pyongyang com as cidades chinesas de Dandong, Pequim e Shenyang.

    O artigo do site, divulgado pela agência sul-coreana de notícias "Yonhap", indicou ainda a intenção das autoridades da Coreia do Norte de estabelecer novas conexões com cidades russas.

    "A companhia está apostando seriamente pela abertura de uma rede ferroviária que conecte Pyongyang com Vladivostok, Khabarovsk e Moscou em um futuro próximo", segundo a "Naenara". A página oficial também revelou que o governo pretende avançar na "cooperação e na troca de transporte de trens com muitas outras nações".

    Analistas consideram que o empobrecido regime norte-coreano enxerga no turismo uma importante fonte de renda em moeda estrangeira para impulsionar o país.

    Em dezembro do ano passado, o líder norte-coreano Kim Jong-un inaugurou a primeira pista de esqui do país, por meio do qual se buscaria aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros durante a longa temporada de inverno coreana.

    O complexo, considerado um projeto pessoal do líder, fica situado no desfiladeiro de Masik, a cerca de 180 quilômetros ao leste Pyongyang, e conta com um grande hotel e inclusive uma pista de helicóptero.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024