• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 21:51:43 -03

    Rio de Janeiro

    Rio de Janeiro lança guia multimídia de atrações culturais do Estado

    GUSTAVO SIMON
    DE SÃO PAULO

    26/06/2014 02h00

    Que tal, além de conhecer o Cristo Redentor, no Rio, saborear um frango ao bafo em um bar na favela? Ou, em vez de ir às praias de Búzios, visitar uma mãe de santo branca, filha de franceses e doutora em antropologia em um terreiro em Duque de Caxias?

    Pois essas são algumas das atrações garimpadas pelo "Mapa de Cultura" do Estado do Rio. O projeto é fruto de um trabalho de dois anos da Secretaria Estadual de Cultura, que promoveu caravanas de pesquisadores e jornalistas às 92 cidades do Estado.

    As viagens, para catalogar e fazer registros em foto e vídeo de cerca de 3.500 atrações culturais, resultaram em um site, um aplicativo de celular e um guia bilíngue (com versão em inglês e português, este último é vendido em livrarias do Rio a partir deste fim de semana, mas tem só 238 destaques).

    "A secretaria tinha um mapeamento disperso de atrações, apenas para fins burocráticos", diz a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

    A lista inclui principalmente imóveis de patrimônio histórico (igrejas e fazendas), sítios arqueológicos, eventos, museus e parques naturais.

    Isabela Kassow/Divulgação
    A fazenda Piedade, em Miguel Pereira (RJ), tem jardins de Burle Marx e capela (à esq.) projetada por Oscar Niemeyer.
    A fazenda Piedade, em Miguel Pereira (RJ), tem jardins de Burle Marx e capela de Oscar Niemeyer.

    Mas as caravanas garimparam também personagens, a exemplo de rezadeiras, e patrimônios imateriais, como manifestações de comunidades quilombolas e tradições gastronômicas que incluem a cachaça de Paraty e a tilápia com macadâmia de Piraí.

    Na capital, o guia destaca de atrações clássicas, como o Jardim Botânico, a fenômenos de projeção recente, a exemplo do "passinho", dança associada ao funk carioca. Segundo a secretária, todas têm potencial turístico. "Muitas vezes, é o olhar do turista que acaba sendo indutor do reconhecimento do valor de uma atração", afirma Adriana.

    O projeto deve servir como um guia turístico do Estado; o aplicativo, vinculado ao Google Maps, vai permitir ao usuário criar roteiros com atrações próximas a ele.

    MAPA DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO
    SITE mapadecultura.rj.gov.br
    APLICATIVO procurar por "mapa RJ" (para iOS; gratuito)
    VERSÃO IMPRESSA "Cultura.RJ": R$ 35 (416 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024