• Turismo

    Monday, 20-May-2024 09:36:35 -03

    Confira as dez melhores montanhas do mundo para conhecer e escalar

    MARIANA BOMFIM
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/06/2014 02h00

    O "teto do mundo" é um dos destinos mais desejados por quem pratica alpinismo.

    Além de abrigar as montanhas mais altas do mundo, a Cordilheira do Himalaia reúne belas paisagens e diversos ecossistemas –mais um atrativo para visitar o lugar.

    Para quem já esteve por lá ou quer começar por montanhas mais próximas, há várias opções –nos Andes, nos Estados Unidos e no México, por exemplo. Conheça algumas delas abaixo, escolha a sua e se prepare para a escalada.

    Everest, Nepal

    O pico mais alto do mundo, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.856 metros. Por décadas, foi considerada uma montanha de difícil subida. Hoje, já foi escalada por mais de 2.000 pessoas, pela trilha sul.

    Pedro Carrilho/Folhapress
    Turistas observam vista dos picos do Himalaia Everest (8.850 metros),Lhotse (8.516 metros, quarto monte mais alto do mundo) e Ama Dablam (6.812 metros)
    Turistas observam o Everest, o Lhotse e o Ama Dablam

    Annapurna, Nepal

    Escalada pela primeira vez em 1950, a montanha Annapurna é uma das mais perigosas do mundo. A 8.091 metros do nível do mar, foi a primeira montanha com mais de 8 mil metros a ser escalada –logo na primeira tentativa. Os franceses Maurice Herzog e Louis Lachenal foram os autores do feito.

    McKinley, Estados Unidos

    A montanha mais alta da América do Norte fica no Alaska e tem 6.194 metros de altitude. A McKinley é um gigantesco bloco de granito que emergiu durante um período de intensa atividade tectônica, há 60 milhões de anos.

    Kilimanjaro, Tanzânia

    Karel Prinsloo/AP
    Gelo que se encontra no topo do monte Kilimanjaro, na África, diminuiu 15% desde 1912
    Monte Kilimanjaro, na Tanzânia

    O ponto mais alto do continente africano fica 5.895 metros acima do nível do mar, perto da fronteira com o Quênia. É uma montanha acessível, isolada, com pico permanentemente nevado e cercada por florestas.

    Elbrus, Rússia

    A montanha de 5.642 metros é um vulcão cuja última erupção tem mais de 2 mil anos. Localiza-se na região do Cáucaso, entre os mares Negro e Cáspio. A melhor época para escalar é nos meses de agosto e setembro.

    Pico de Orizaba, México

    A montanha é a mais alta do México e terceira mais alta da América do Norte, com 5.636 metros. Vulcão mais alto do hemisfério ocidental, não passa por erupção desde 1687. O Pico de Orizaba foi escalado pela primeira vez em 1848.

    Damavand, Irã

    O Damavand fica 80 quilômetros ao norte da capital do Irã, Teerã. Vulcão dormente cuja subida é considerada de baixo nível de dificuldade, tem 5.610 metros. Há registros de escaladas anteriores ao ano 1000.

    Matterhorn, Suíça

    Cartão postal suíço, o Matterhorn é uma das mais conhecidas montanhas dos Alpes e está próximo à fronteira com a Itália. Com 4.478 metros, foi um dos berços do montanhismo.

    Khuiten, Mongólia

    No meio de uma paisagem formada por verdes estepes, fica o monte Khuiten, de 4.374 metros de altitude. Na tríplice fronteira entre Mongólia, Rússia e China, o monte se ergue numa das regiões mais remotas do planeta.

    Andes, Peru

    A Trilha Inca, na Cordilheira dos Andes, atravessa uma variedade de ecossistemas, de deserto a florestas tropicais. Não deixe de conhecer Machu Picchu, a cidade inca descoberta em 1911 por Hiram Bingham.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024