• Turismo

    Friday, 03-May-2024 07:06:35 -03

    Noruega espera receber mais turistas atraídos pelo filme 'Frozen'

    MARCELO LEITE
    ENVIADO ESPECIAL À NORUEGA

    10/07/2014 02h00

    Reza a lenda que o desenho animado "Frozen", lançado pela Disney no Brasil no início deste ano e vencedor do Oscar nas categorias animação e canção original, estaria levando grupos de turistas à Noruega, o país dos fiordes que serviu de inspiração para Arendelle, reino fantasioso das princesas de olhos arregalados Ana e Elsa, protagonistas do filme.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Frozen

    A lenda se confirma no caso de turistas americanos. Com a popularidade do desenho da Disney e voos diretos da empresa Norwegian partindo da Flórida e da Califórnia, a procura por reservas de hotel já aumentou 25% neste ano. No caso da região dos fiordes, o incremento foi ainda maior, de 39%.

    Na baixa estação que se encerrou, porém, a tendência não se aplica para os demais turistas. Em abril deste ano, houve menos visitantes no país que no mesmo mês de 2013, e só um quinto deles eram estrangeiros, segundo o Statistik Sentralbyra (escritório central de estatística, o IBGE norueguês).

    O verão no hemisfério Norte, iniciado no fim de junho, pode mudar tudo, claro, como acontece na fita inspirada em um conto do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), "A Rainha da Neve".

    Fato é que, na baixa estação, os pernoites de brasileiros têm crescido bem mais que o de americanos. Em janeiro e fevereiro deste ano, foram 352 diárias pagas por conterrâneos, contra 47 nos mesmos meses do ano passado –de todo modo, números ainda muito baixos.

    No caso dos viajantes americanos, nos dois primeiros meses do ano contaram-se 609 pernoites (em 2014) e 302 (2013).

    A prova dos nove virá agora em julho. É o pico da alta estação, que registrou 1.906 diárias de americanos e 1.139 de brasileiros no ano passado.

    O jornalista viajou a convite do escritório de turismo Innovation Norway - Visit Norway

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024