• Turismo

    Tuesday, 07-May-2024 16:09:38 -03

    Museus e Rocky Balboa fazem a fama da Filadélfia

    DA ANSA

    29/07/2014 02h00

    Famosa pela Declaração da Independência dos Estados Unidos, pelo Philly Cheesesteak e por Rocky Balboa, a Filadélfia tem na verdade muito mais do que isso.

    A cidade possui um patrimônio artístico relevante no país e é uma obra de arte em si.

    A Filadélfia tem ruas espaçosas, parques públicos e o City Hall, que, com seus 167 metros, é a prefeitura mais alta dos Estados Unidos. Na parte de cima está a estátua de William Penn, o "pai" de Filadélfia, com 11 metros de altura e 27 toneladas.

    Luciana Coelho/Folhapress
    Museu de Arte da Filadélfia, que recém adquiriu obra de Vermeer, exibe obra de Salvador Dalí
    Museu de Arte da Filadélfia

    A viagem de descoberta da cidade pode ser iniciada na "Rosenbach of the Free Library of Philadelphia", construção de 1860 que possui a maior coleção de manuscritos do mundo, obras literárias e livros raros. Lá ficam obras raras, como a primeira edição de "Robinson Crusoé", de Daniel Defoe, uma primeira edição de "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll, o manuscrito de "Ulisses", de James Joyce, além de notas escritas por Bram Stoker para seu romance "Drácula".

    Mesmo que deva parte de sua fama às famosas escadarias vencidas por Rocky Balboa, o Museu de Arte da Filadélfia é um dos maiores e mais importantes dos Estados Unidos e conserva em seu ambiente 225 mil obras de arte em cerca de 200 galerias, cobrindo 2.000 anos de história. Devido ao grande fluxo de visitantes no local –cerca de 800 mil por ano– a direção do museu anunciou um projeto de expansão que prevê a construção de um anexo subterrâneo.

    Os apaixonados por anatomia não podem deixar de visitar o Mütter Museum, que, entre esqueletos, embriões e exemplares anatômicos, leva o visitante a conhecer o corpo humano.

    Já a Fundação Bernes possui uma coleção de 2.500 obras de arte estimada em US$ 25 milhões (cerca de R$ 55 milhões). Lá estão obras de Renoir, Cézanne, Matisse, Picasso, Modigliani, Degas, Van Gogh, de Chirico, Tiziano, entre outros.

    Divulgação
    Fundação Barnes, obra dos arquitetos Tod Williams e Billie Tsien, em Filadélfia
    Fundação Barnes, obra dos arquitetos Tod Williams e Billie Tsien, em Filadélfia

    A Eastern State Penitentiary não é exatamente um museu, mas o local é um belo trabalho arquitetônico. O local já foi a prisão mais famosa do mundo. Pelo lado de fora é uma fortaleza impenetrável e em 1929 viu chegar Al Capone, que tinha um tratamento diferenciado –em sua cela, tocava música clássica.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024