• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 00:45:00 -03

    Caruru e tacacá estão entre os pratos típicos de Alter do Chão, no Pará

    ANTONELLA KANN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO PARÁ

    07/08/2014 02h00

    Quando não é o rio que atrai os turistas, o foco de atenção se concentra nos arredores da praça 7 de Setembro, onde fica o coreto, as lojas de artesanato, as barraquinhas de comes e bebes, os restaurantes, os bares, o pequeno supermercado, a farmácia e a igreja.

    Ali, o movimento é constante, até mesmo no meio do dia, quando o calor sufoca. Se o intuito é ir às compras, o artesanato indígena é o mais interessante: entre talhas de madeira, objetos de decoração representando animais da floresta amazônica, cestos coloridos trançados à mão, cerâmicas, redes e outras bugigangas, dá para encher uma mala inteira.

    A sintonia entre diferentes culturas aparece também na gastronomia, em cardápios em português –mas também em idiomas estrangeiros.

    Você poderá degustar desde um caruru incrementado –a base é um ensopado de quiabo com pedaços de frango ou carne– a sobremesas ousadas, como um cheesecake servido no copo, turbinado com castanha-do-pará.

    Quer algo mais legítimo? Vá perambular pelas barracas e experimente um tacacá, prato indígena com tucupi (caldo à base de mandioca-brava) e camarão seco.

    No fim do dia, turistas e moradores se reúnem em torno de mesas colocadas próximas à praça, para bebericar ou jantar ao ar livre.

    Os donos dos restaurantes estão sempre por perto, conversando com quem estiver disposto a trocar dois dedos de prosa –ou mais.

    Ao mesmo tempo em que você relaxa ao som de uma balada dos anos 80, no coreto outra turma confraterniza ao som de uma banda, dançando carimbó.

    VILA TEM FESTA COM DISPUTA DE BOTOS

    Em setembro, começa em Alter do Chão a Festa do Sairé. A tradição, introduzida por jesuítas, tem caráter religioso e conta com procissões e rezas. Neste ano, vai de 6 a 15. A principal atração, a partir do dia 11, é a disputa dos botos, quando os participantes apresentam espetáculos de dança na vila.

    Alter do Chão, no Pará, tem faixa de areia branca às margens do rio Tapajós

    Passeios de barco e visitas a igarapés estão entre as opções em Alter do Chão

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024