Itajaí (SC) entrará nesta temporada na lista dos polos de minicruzeiros do país. Com os 17 roteiros que passarão pelo porto, o município ficará atrás apenas de Santos –que será escala de 102 viagens–, Búzios, Ilhabela e Angra dos Reis (cidade da qual Ilha Grande faz parte).
Já as grandes cidades do Nordeste, com exceção de Salvador e Ilhéus –onde muitos cruzeiros regulares fazem paradas–, devem ganhar relevância no ano que vem.
Isso porque Fortaleza, Natal e Recife ganharam novos terminais de passageiros. Eles ficaram prontos antes da Copa do Mundo e já receberam cruzeiros, mas só passarão a funcionar plenamente após o arrendamento das operações para a iniciativa privada, como ocorre em Santos (SP). Os editais devem ser publicados até o final de 2014.
A Secretaria de Portos, do governo federal, usa esses investimentos, mais as reformas dos portos de Santos e Salvador, para rebater as críticas da Clia Abremar Brasil, que reúne as principais armadoras e agências que operam cruzeiros. Ela relaciona a redução do número de navios nas últimas quatro temporadas à estrutura deficiente dos portos e às altas taxas portuárias do país.
Temporada de cruzeiros será marcada por roteiros de curta duração
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