• Turismo

    Wednesday, 01-May-2024 21:07:31 -03

    Em Belfast, grafites mostram luta entre católicos e protestantes

    ROBERTO DE OLIVEIRA
    ENVIADO À IRLANDA DO NORTE

    04/09/2014 02h00

    Apesar dos esforços do governo e da iniciativa privada para atrelar o nome do país às paisagens deslumbrantes divulgadas mundo afora pela série "Game of Thrones", muita gente que pisa na capital, Belfast, quer logo saber sobre o histórico confronto entre protestantes e católicos.

    À medida que recebe cada vez mais visitantes, a cidade torna-se menos reticente em relação ao seu doloroso passado. Ninguém pretende varrê-lo para baixo do tapete.

    Desde 1969, 3.600 pessoas morreram na luta sectária entre os dois lados. Muitas delas foram vítimas de atentados organizados pelo IRA (Exército Republicano Irlandês), braço armado dos católicos. Desde 1998, porém, graças a um acordo de paz que formou um governo regional incluindo protestantes e católicos, a violência praticamente cessou por lá.

    A Irlanda do Norte tem 1,8 milhão de habitantes, que, segundo pesquisas recentes, se dividem entre 42% de protestantes e 49% de católicos.

    Palco de antigos e violentos conflitos, Belfast ainda conserva bairros divididos. Parte deles pode ser visitada em tours organizados por taxistas, como o por Shankill Road (protestante) e por Falls Road (católico), onde muros cobertos de grafite falam sobre tudo, de política à economia, numa espécie de protesto pacífico e provocador. Escolas continuam segregadas. Hospitais não se misturam.

    A polícia mantém vigilância para evitar novos enfrentamentos entre os unionistas, protestantes aliados dos britânicos, e os republicanos, católicos que desejam unir a Irlanda do Norte à Irlanda.

    Conhecida também como Ulster, a Irlanda do Norte ocupa cerca de 15% da ilha.

    Roberto de Oliveira/Folhapress
    Muro traz citação de P.H.Pearse, nacionalista Irlandês, e, à dir., grafite contra a repressão de mulheres
    Muro traz citação de P.H.Pearse, nacionalista Irlandês, e, à dir., grafite contra a repressão de mulheres

    Com 'Game of Thrones', Irlanda do Norte se abre ao turismo de séries

    Belfast, capital da Irlanda do Norte, tem bares, arte e museu do Titanic

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024