• Turismo

    Sunday, 05-May-2024 12:16:24 -03

    Mercados com barracas de tapas espanholas se multiplicam em Madri

    GUSTAVO SIMON
    ENVIADO ESPECIAL A MADRI

    11/09/2014 02h00

    No mercado, ao lado da barraca do fruteiro, não há necessariamente o vendedor de legumes, mas um chef, que prepara "tapas" para serem saboreadas ali mesmo, em mesinhas próximas.

    (E também é possível que o fruteiro e o verdureiro façam suas versões dos petiscos típicos espanhóis.)

    Esse tipo de estabelecimento, de comida rápida e relativamente barata –boa pedida para turistas–, tem ganhado força na capital espanhola, Madri.

    Só em 2014, três espaços do gênero foram abertos: o Mercado de San Ildefonso (em Malasaña), El Huerto de Lucas e o Platea, o mais espetaculoso deles (os dois últimos no bairro de Chueca).

    Com 5.800 metros quadrados e capacidade para mil pessoas, desde junho o Platea ocupa um antigo cinema.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Onde ficam os mercados de tapa em Madri
    Onde ficam os mercados de tapa em Madri

    Além do mercado propriamente dito (diminuto, no térreo), ele tem quatro andares com 19 barracas de comida -em algumas cozinham quatro chefs espanhóis com estrelas do guia "Michelin", Pepe Solla, Marcos Morán, Ramón Freixa e Paco Roncero.

    Próximo dali, El Huerto de Lucas, inaugurado em maio, tem perfil mais despretensioso: dez postos, de açougue a sorveteria, que trabalham só com ingredientes orgânicos.

    No centro do agradável salão há uma claraboia da qual pendem dezenas de vasinhos, que deixam o ambiente claro e verde, como cai bem à proposta natureba.

    O Mercado de San Ildefonso, em Malasaña, também aberto em junho, ocupa um prédio quase vizinho a outro que, demolido nos anos 1970, havia abrigado o primeiro mercado coberto da capital espanhola.

    Com decoração moderna e ares de galpão industrial, ele tem um salão de pé-direito alto e um gostoso jardim externo.

    Suas 18 barracas e três bares, que lembram mais os locais que são a pedra fundamental dessa onda em Madri: os mercados de San Antón (revitalizado em 2011) e de San Miguel (de 2009, instalado em um edifício de 1916).

    O jornalista viajou a convite da Tour Spain

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024