• Turismo

    Monday, 06-May-2024 07:23:13 -03

    Caminho Velho passa a integrar projeto Passaporte Estrada Real

    DE SÃO PAULO

    29/09/2014 10h00

    O IER (Instituto Estrada Real) incluiu no projeto Passaporte Estrada Real o Caminho Velho, primeira via aberta oficialmente pela coroa portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora.

    O Passaporte Estrada Real é um projeto idealizado nos mesmos moldes do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, lançado em maio. Ele consiste em um caderno com formato similar ao documento utilizado em viagens internacionais e é entregue ao turista para que ele faça a coleta dos carimbos para obtenha o certificado por ter percorrido a maior rota turística do país –a Estrada Real.

    Já foram distribuídos mais de mil passaportes divididos entre os pontos de retirada em Diamantina e Ouro Preto.

    A novidade –o Caminho Velho– possui localidades que aliam a cultura típica de Minas Gerais e um combinado entre as raízes indígenas, africanas e europeias.

    Entre as suas atrações estão a arquitetura única de Ouro Preto, a gastronomia reconhecida internacionalmente de Tiradentes, as grandes estâncias hidrominerais do Circuito das Águas e a cultura latente de Paraty.

    Cesar Duarte/Divulgação
    Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais, um dos pontos da Estrada Real
    Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Minas Gerais, um dos pontos da Estrada Real

    Para o turismólogo do IER e gestor do projeto, Rodrigo Azevedo, a entrada do Caminho Velho é um passo importante no desenvolvimento da ação.

    "A primeira fase iniciada no Caminho dos Diamantes nos auxiliou bastante no entendimento do projeto como um todo e muita gente já vinha nos perguntando sobre quando os outros caminhos iriam fazer parte. A expectativa é que tenhamos os quatros caminhos integrando o projeto em breve," conclui.

    O passaporte pode ser retirado em três locais: no escritório do IER, localizado no Centro Cultural de Ouro Preto, na Pousada do Garimpo, no receptivo Minhas Gerais, em Diamantina e no Centro de Informação Turística de Paraty (Caminho Velho).

    Para retirar o passaporte, o viajante tem que preencher um formulário on-line na página da Estrada Real, doar 1 quilo de alimentos não perecíveis e apresentar o formulário preenchido nos pontos de entrega.

    Para conseguir o certificado, o viajante terá que passar em pelo menos 14 dos 16 pontos de carimbos diferentes ao longo do Caminho Velho. Depois é só apresentá-lo carimbado nos mesmos locais de retirada do Passaporte e garantir seu certificado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024