• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 20:06:49 -03

    Portugal reforça sua fama como a 'Califórnia do surfe europeu'

    DA EFE

    16/10/2014 02h00

    Com a realização da penúltima prova do Circuito Mundial até a próxima quinta-feira (23), Portugal reforça sua fama como a "Califórnia europeia do surfe", esporte que atrai milhares de turistas ao litoral português.

    Peniche, cidade a cerca de 100 km de Lisboa, receberá nesta semana a nata do surfe mundial, com destaque para Gabriel Medina, jovem promessa que pode se tornar o primeiro campeão mundial do Brasil, além do multicampeão Kelly Slater.

    LianeM/Fotolia
    Falésia em Peniche, cidade na costa portuguesa que atrai surfistas do mundo todo
    Falésia em Peniche, cidade na costa portuguesa que atrai surfistas do mundo todo

    Mas Peniche não é o único destino dos apreciadores do surfe, já que o litoral português conta com outras praias famosas, como Nazaré, onde o surfista havaiano Garrett McNamara "dropou" uma onda de 30 m em 2011.

    Outro destino é Cascais, um balneário a 25 km de Lisboa e onde fica a praia do Guincho, conhecida por suas fortes ondulações e por receber várias competições internacionais de surfe.

    Editoria de Arte/Folhapress

    O prefeito de Cascais, Carlos Carreiras, é um entusiasta e defensor da prática da modalidade, que considera "estratégica" para sua cidade. "Não somente pelo impacto turístico, mas também pela imagem que se transmite ao mundo, de beleza natural e destino sustentável", diz.

    Segundo cálculos da Associação Nacional de Surfistas de Portugal, os praticantes desse esporte representam uma contribuição importante para o setor turístico do país, com um valor estimado de cerca de € 400 (R$ 1,2 milhão).

    Com seus mais de 1.000 km de praias e conhecido como a "Califórnia da Europa" por ser a meca do surfe no Velho Continente, Portugal atrai tanto praticantes como não praticantes, assegura o órgão de turismo do país. Seja no inverno ou no verão, as ondas estão quase garantidas no litoral português.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024