• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 13:12:15 -03

    Confira cinco atividades gratuitas em Nova York para aproveitar o Natal

    DA ASSOCIATED PRESS

    07/12/2014 02h00

    A temporada de Natal é uma das mais agitadas do ano em Nova York. Ingressos para shows da Broadway e os preços das diárias sobem para valores "premium" e as filas para as melhores atrações são longas. Mas, algumas das melhores e mais bonitas coisas para ver e fazer na cidade durante as férias são gratuitas. Veja cinco delas:

    VITRINES DE LOJAS

    Muitos dos mais conhecidos lojistas da cidade montam espetaculares vitrines para o feriado que misturam arte, fantasia, tecnologia e tradição. Por exemplo, a vitrine da Saks Fifth Avenue e sua loja principal na Fifth Avenue retrata seis contos de fadas clássicos: "Rumpelstiltskin", Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Rapunzel, Branca de Neve e Bela Adormecida, em estilo art déco. Outras lojas conhecidas por suas vitrines coloridas e vibrantes incluem Macy's na 34h Street, Lord & Taylor, Tiffany e Bergdorf Goodman na Fifth Avenue.

    MENORÁ

    Um menorá de mais de nove metros de altura será aceso cada noite do Hanukkah, feriado judaico que vai do 16 ao 23 de dezembro, perto da entrada do Central Park na Fifth Avenue, na frente do Hotel Plaza. Todas as luzes são acesas aproximadamente às 17h30, exceto antes e depois do Sabat – o dia do repouso semanal judeu. Na sexta feira, as luzes serão acesas por volta das 15h30 e na noite de sábado por volta das 20h.

    ÁRVORE DO ROCKEFELLER CENTER

    A árvore de Natal observando o ringue de patinação no Rockefeller Center se tornou um símbolo do Natal na cidade de Nova York. A árvore deste ano é um pinheiro de mais de 20 metros com mais de 45 mil luzes LED e uma estrela gigantesca. A antiga moradia da árvore era no jardim de uma centenária casa de fazenda em Danville, na Pensilvânia.

    Milhares de pessoas se juntaram para assistir a cerimônia anual de acendimento da árvore na última quarta-feira (3), mesmo enquanto centenas se aglomeravam perto dali, na Fifth Avenue, para protestar contra a decisão de um júri de não indiciar um policial branco pela morte por asfixia de um homem negro.

    CATEDRAL DE SÃO JOÃO, O DIVINO

    A Catedral de São João, o Divino, na Amsterdam Avenue é a maior catedral gótica do mundo. Todo Natal, a igreja abriga uma "árvore de paz" decorada com centenas de pássaros de papel. A árvore é usualmente montada no começo de dezembro.

    A Catedral fica aberta diariamente das 7h30 às 18h. Serviços são gratuitos e abertos ao público, incluindo os serviços de Natal. (A sugestão de doação de dez dólares [aproximadamente R$ 25] é voluntária, mas ingressos ficam à venda para shows e outros eventos especiais). A igreja é episcopal, mas abriga credores de várias outras fés. Atualmente também está a mostra na igreja duas monumentais esculturas de pássaros fênix,do artista chinês Xu Bing, suspensas no teto.

    PATINANDO NO PARQUE BRYANT

    Patinar no gelo em Midtown com uma vista incrível dos arranha-céus e do Empire State toda vez que você dá uma volta na pista? Sim! Tudo que você precisa fazer é trazer seus próprios patins para o ringue no Bryant Park. Entrada e armários são gratuitos; se você não tiver patins, terá que pagar pelo aluguel. É um lugar mágico, mesmo se você não gosta de patinar, apesar de lotado durante os feriados como tudo mais em Manhattan. A entrada para o ringue fica na 40th Street entre a Fifth e Sixth Avenues; mais emwintervillage.org/skate/overview. O parque também abriga um mercado de Natal com 125 lojas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024