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    Redes estrangeiras de hotéis econômicos ampliam presença no país

    GUSTAVO SIMON
    DE SÃO PAULO

    01/01/2015 02h00

    A estrutura hoteleira do país, que tem ganhado corpo com grandes eventos como a Copa do Mundo (realizada no ano passado) e a Olimpíada de 2016, vai ganhar neste ano o reforço de grandes redes estrangeiras de bandeiras econômicas -geralmente voltadas para turistas de negócios.

    No final de dezembro, a Red Roof, que tem cerca de 400 unidades nos Estados Unidos, anunciou uma parceria com o grupo Nobile, de Brasília, para a abertura de 35 a 40 hotéis até 2025.

    O primeiro endereço deve ser inaugurado na capital federal no segundo semestre -o valor das diárias não foi definido, mas, segundo a empresa, seguirá a média do mercado; no hotel da rede em Miami (EUA), elas partem de US$ 131 (R$ 352).

    Para a abertura das demais unidades, hotéis com a bandeira Nobile (presente em sete Estados) serão reformatados. Ainda de acordo com a empresa, cidades menores, além de capitais, podem receber hotéis Red Roof.

    Outra rede que inicia em 2015 uma expansão é a americana Wyndham, que já opera duas unidades da bandeira Super 8 em Minas Gerais (em Confins e Santa Luzia), com diárias a partir de R$ 138.

    O primeiro passo são hotéis Super 8 em Caxias do Sul (RS) -previsto para começar a funcionar já no primeiro semestre-, além de Bento Gonçalves (RS), Congonhas e Uberlândia (MG).

    Divulgação
    Fachada do Super 8 próximo ao aeroporto de Confins (MG)
    Fachada do Super 8 próximo ao aeroporto de Confins (MG)

    A rede já prevê, em outras cidades chamadas "secundárias", ainda não definidas, outras sete unidades, que envolvem também a bandeira Travelodge, de diárias mais baixas (na faixa de R$ 110).
    Elas devem ficar nos Estados de SP, RS, SC e MG.

    Uma terceira marca, a Hyatt, oficializou recentemente os primeiros hotéis de sua bandeira econômica, a Hyatt Place, no Brasil.

    A unidade de São José do Rio Preto (SP) deve ser a primeira, em 2016, e a expectativa é abrir outras em Sorocaba (SP) e Macaé (RJ) até 2017.

    Os hotéis Hyatt Place não têm lavanderia, restaurante ou serviço de quarto, mas mantêm móveis das bandeiras de luxo Grand e Park Hyatt. Em Manhattan, em Nova York, uma noite custa a partir de US$ 199 (R$ 534).

    Além dessas três, a rede Blue Tree pode começar a investir em hotéis de perfil mais barato a partir deste ano. Focada em endereços com quatro ou cinco estrelas, a empresa vai abrir um serviço de franquias que pode envolver hotéis mais baratos.

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