• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 09:24:04 -03

    Saiba onde achar atrativos com água em abundância pelo Estado de SP

    BEL FREIRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/02/2015 02h00

    Esqueça as torneiras secas e as represas minguadas e fuja para onde a água é abundante em cidades paulistas –até mesmo na capital.

    Em tempos de volume morto do sistema Cantareira, é difícil imaginar que o Estado tenha sucesso com qualquer tipo de "atração hídrica".

    Mas, segundo a Secretaria de Turismo, embora não catalogadas em sua totalidade, São Paulo é o Estado com o maior número de cachoeiras no país. São mais de mil quedas. Além delas, há rios, lagos, praias de água doce e cidades que vivem do turismo de águas termais e terapêuticas.

    Nessas águas, o turista pode praticar várias atividades, como rafting, caiaque e boia-cross –ou apenas se molhar. Basta ter disposição para encarar trilha ou estrada.

    Na capital, a cerca de 50 km do centro em direção ao sul da cidade, o rio Capivari abriga peixes e recebe os turistas em busca de aventura e contato com a natureza.

    Na mesma região, há cachoeiras e piscinas naturais –preservadas– que são mais bem acessadas com a ajuda de um guia local.

    No Estado, são incontáveis as cachoeiras, piscinas naturais, nascentes e estâncias hidrominerais (cidades com fonte de água mineral captada natural ou artificialmente e legalizada pelo governo, ou balneários públicos, que permitem a turistas e moradores o uso terapêutico das águas).

    Alguns municípios ganham destaque pela história e pela tradição, como Águas de Lindoia; outros, pela estrutura de aventura, que atrai o turismo jovem, como Brotas.

    Entre os vários destinos em que a água é o grande atrativo no Estado, o "Turismo" selecionou 12 municípios e levantou as estruturas de lazer, os preços e as sugestões de hospedagens próximas.

    Ainda há uma seleção de 11 parques aquáticos pelo país, onde a diversão gira em torno de toboáguas, piscinas de onda, rios de correnteza e outras atrações. É água que não acaba mais.

    Betocan/Divulgação
    Rafting na cachoeira do Jamil, na capital paulista
    Rafting na cachoeira do Jamil, na capital paulista

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024