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    Site calcula os voos domésticos mais rápidos e mais lentos dos EUA

    DO NEW YORK TIMES

    16/03/2015 15h59

    Agendar um voo nunca foi tão fácil, mas completá-lo parece estar se provando cada vez mais difícil.

    "Em 2014, os seis milhões de voos domésticos que o governo dos EUA rastreou precisaram de um extra de 80 milhões de minutos para chegar a seus destinos", Nate Silver o editor do site FiveThirtyEight.com disse em seu website na semana passada.

    O site de análise de dados estava anunciando sua mais nova ferramente de análise, "Qual voo vai te levar lá mais rápido?" (em tradução livre de "Which Flight Will Get You There Fastest? ), um gráfico interativo que ajuda usuários a encontrar o voo mais rápido de uma cidade norte-americana para outra.

    A ferramenta, que só funciona para voos domésticos dos EUA, usa um algoritmo desenvolvido por Silver para analisar registros de voos reunidos pelo Departamento de Estáticas do Transporte (Bureau of Transportation Statistics) de cada grande transportadora norte-americana no curso do último ano para determinar quais companhias aéreas, aeroportos e voos tem os melhores e piores registros em levar um passageiro de um aeroporto para o outro pontualmente.

    Cada voo é classificado como rápido, médio ou lento e recebe a média de minutos normalmente adicionados ao voo por conta de atrasos e cancelamentos.

    "Nossa análise dos voos mais rápidos tem dois objetivos: primeiro, serve como um jeito mais fácil de encontrar a linha aérea ou uma rota particular mais veloz" escreveu Silver em um detalhado post explicando como a ferramenta funciona. "O segundo objetivo é encontrar os melhores e piores aeroportos e companhias aéreas".

    Mas o algoritmo faz mais do que considerar médias baseadas nas estáticas do departamento, ele diz. Considerações mais sutis, como a distância a ser viajada, impulsos por correntes de jato –as "jet streams", que são correntes de ar– e a eficiência da chegada e saída dos aeroportos também estão presentes no cálculo.

    "Nosso método opera pelo mesmo princípio de quando você está irritado porque seu voo atrasou: quer encontrar alguém para culpar", diz Silver. "Por exemplo, ele reconhece que todas as transportadoras obtém performances piores saindo do aeroporto Chicago O'Hare do que saindo de Honolulu. Levar isso em consideração nos ajuda a comparar companhias aéreas em um mesmo nível, algo que as estáticas do governo não fazem".

    Para alcançar esse patamar neutro, a ferramenta mostra três durações diferentes para cada voo: a primeira é uma média do tempo que aquele voo levou para chegar de portão a portão por uma rota específica; a segunda é o tempo de voo baseado na distância e direção da viagem; e a última, a duração comum do voo, incluindo atrasos normalmente associados a um aeroporto específico.

    "Nossa medida da performance de uma companhia aérea é se a média do tempo de voo bate a duração mais comum desse voo em uma determinada rota. Nós chamamos a diferença de "tempo adicionado", diz Silver. Os horários de voos fornecidos pelas companhias aéreas, que são comumente exagerados, são praticamente ignorados.

    Por enquanto, companhias aéreas menores não estão incluídas na central de dados do departamento e, por tanto, não aparecem no gráfico, que será atualizado mensalmente usando os dados estatísticos mais recentes do departamento.

    Quais companhias obtiveram as melhores e piores notas? De acordo com os cálculos de Silver, United e American Airlines são as mais lentas. Já Virgin, que obteve uma redução média de sete minutos em seus voos em 2014, provou-se a mais rápida.

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