• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 19:59:05 -03

    Minha História

    Carioca que já foi 12 vezes à Disney vira 'tira-dúvidas' oficial dos parques

    GUSTAVO SIMON
    DE SÃO PAULO

    23/04/2015 02h00

    Cristina R./Arquivo pessoal
    Camila R. em frente ao castelo da Cinderela, no parque Magic Kingdom, em Orlando (EUA)
    Camila R. em frente ao castelo da Cinderela, no parque Magic Kingdom, em Orlando (EUA)

    Para tirar dúvidas de turistas sobre seus parques, a Disney criou, em 2008, o fórum on-line Moms Panel (painel de mães), com voluntários conhecedores do universo da empresa. Neste ano, estreou o serviço em português, para o qual escolheu duas "painelistas" brasileiras. Uma delas é a carioca Camila R., que não divulga o sobrenome por determinação do contrato com a Disney.

    Leia o depoimento de Camila R, que já foi 12 vezes à Disney.

    Desde criança fui uma "Disneymaníaca". Lia gibis, livros, edições especiais e via os filmes. E sempre fui louca para conhecer os parques, mas nunca tive a chance.

    Via amigas minhas em melhor condição financeira viajarem e ficava só babando.

    Quando me casei, aos 22 anos, descobri que meu marido também era "Disneymaníaco" -e nossa lua de mel foi a primeira viagem dos dois para a Disney, em Orlando.

    Voltamos encantados: o lugar era tudo o que eu esperava e muito mais. Tudo era mágico: a organização, a beleza, o cuidado com os detalhes, a limpeza dos ambientes.

    Desde então, a cada vez que aparece uma oportunidade, optamos pela Disney. Não conheço nada na Europa, mas já fui 12 vezes aos parques -com meu marido, com e sem meus filhos, com meus pais e sogros, amigos...

    Como o destino tem apelo para qualquer pessoa (para mim, une gastronomia, compras e diversão de forma única), acho mais fácil ir para lá e agradar a todos de uma vez. Meu sogro, de 82 anos, nunca tinha tido interesse por lá, desdenhou quando embarcou, mas, ao conhecer, ficou apaixonado. Hoje, faz questão de andar no primeiro carrinho da montanha-russa.

    Conforme fui explorando o mundo Disney, conheci o Moms Panel e comecei a usá-lo. É inevitável ter dúvidas sobre esse universo, então fuçava o arquivo e cheguei a enviar algumas perguntas, que sempre foram respondidas e me ajudaram bastante.

    No ano passado, em setembro, fiquei sabendo que a Disney estava chamando brasileiras para inaugurar o serviço em português do painel. Descobri isso por volta de 21h de um dia -e as inscrições terminavam à meia-noite!

    Apesar de fazer tudo em cima da hora, passei por essa primeira etapa, de conhecimentos gerais, e por mais três: uma de vídeo, outra de perguntas e respostas e uma entrevista por telefone [em português, com uma representante da empresa].

    Em novembro fui aprovada e no mês seguinte fui mais uma vez para Orlando para um treinamento de quatro dias, no qual aprendi muita coisa sobre os parques. Em janeiro comecei, com a Gina, que foi aprovada comigo, a responder às perguntas feitas em português. Em três meses já tirei 187 dúvidas.

    Geralmente acesso o painel duas vezes por semana, quando não estou no trabalho [é dona de uma loja de bolos], e passo até quatro horas respondendo a dúvidas -e quase todos os dias falo com a Gina, que mora no Espírito Santo. Ficamos amigas.

    As questões mais comuns entre brasileiros que escrevem para o site são ligadas a como reservar refeições na companhia de personagens ou conseguir um horário na Bibbidi Bobbidi Boutique [em que as crianças se fantasiam].

    Essa assessoria à Disney é algo que sempre fiz com prazer. Sentava com amigos, familiares que iam para lá e brincava que daria uma aula. Copiava meus mapas, explicava atração por atração e reservava restaurantes.

    Falar sobre a Disney, ajudar às pessoas a ter a melhor experiência lá, como a que eu tenho, me dá prazer. Fico chateada quando a pessoa volta e conta que perdeu alguma atração legal.

    Nos EUA, o painel é algo de prestígio, o pessoal da Disney brinca que as "moms" sabem mais do que eles; para mim, então, é um grande orgulho fazer parte da primeira equipe brasileira do painel, mesmo sendo algo voluntário.

    Recomendo planejamento. É um lugar lotado, com muitos turistas, e chegar de última hora, cair de paraquedas nas atrações é complicado -e desnecessário, porque há muita coisa na internet, e os parques têm ferramentas que permitem que você faça reservas e saia daqui com o roteiro todo planejado.

    Minhas atrações favoritas são o Soarin [Epcot Center], a Torre do Terror, o hotel Animal Kingdom Lodge e o espetáculo da Bela e a Fera. Prefiro ir em dezembro, ver a decoração de Natal. Neste ano, já estou com passagens compradas para outubro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024