• Turismo

    Sunday, 28-Apr-2024 11:26:44 -03

    Templos de HQs em Londres reúnem fãs de cultura pop e curiosos

    RAMON VITRAL
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

    21/05/2015 02h00

    Mauricio Molizane De Souza/Divulgação
    Lançamento da revista The Comix Reader na loja Gosh!
    Lançamento da revista The Comix Reader na loja Gosh!

    Os Estados Unidos podem estar mais associados aos super-heróis das histórias em quadrinhos do que qualquer outro país –são de lá as editoras Marvel e DC Comics e os estúdios responsáveis pelas várias adaptações de gibis, que acabaram se tornando blockbusters.

    Mas muitos clássicos do gênero são de autoria de britânicos –de obras-primas como "Watchmen" e "Sandman" às histórias definitivas de personagens como Wolverine, Super-Homem e Vingadores.

    Nomes como Alan Moore, Neil Gaiman, Warren Ellis, Barry Windsor-Smith e Dave Lloyd são cultuados por fãs de HQs –e todos nasceram no Reino Unido.

    O poderio criativo local nos quadrinhos tem reflexo no centro de Londres. Em uma das regiões mais turísticas da capital britânica, entre o Soho e Picaddilly Circus, estão três impressionantes lojas dedicadas aos quadrinhos e à cultura pop –capazes de atrair olhares até de quem não é muito afeito aos temas.

    A mais antiga dessas "comic shops", a Forbidden Planet, surgiu em 1978 –e deu origem a duas das maiores redes do mundo especializadas nesse universo.

    Além das empresas homônimas espalhadas pelo Reino Unido, fãs de quadrinhos também curtem a Forbidden Planet International, resultante de uma cisão entre os fundadores (com lojas na Inglaterra e nos EUA).

    Na Forbidden Planet original, o primeiro andar é dedicado à memorabilia de quadrinhos, filmes, seriados e videogames. Além de camisetas com piadas compreensíveis só para os fãs de certas obras, é possível encontrar brinquedos e objetos de coleção para crianças e adultos.

    Mas o acervo não se restringe ao mundinho dos gibis. Séries cultuadas como "Harry Potter", "Star Wars", "Doctor Who" e "Game of Thrones", ocupam espaços amplos, com produtos como réplicas de varinhas e sabres de luz.

    No subsolo ficam livros e quadrinhos, com estoque dedicado principalmente a publicações mais recentes. Há estantes repletas de encadernados de séries contemporâneas e best-sellers como coletâneas de sagas antigas das grandes editoras americanas.

    Mangás e livros de ficção científica e fantasia também possuem seções próprias.

    FORBIDDEN PLANET
    Onde 179 Shaftesbury Avenue
    Mais forbiddenplanet.com

    *

    Gosh! destaca autores ingleses e edições autografadas de livros

    A loja Gosh! fica na Berwick Street, rua cheia de pubs, galerias, comércios de discos e barracas de comida.

    Nas prateleiras do subsolo há revistas mensais de super-heróis e seus encadernados. O primeiro andar reúne um enorme acervo de quadrinhos de várias nacionalidades e gêneros -há estantes exclusivas para obras inglesas. A loja ainda vende edições autografadas por preço de capa. É possível encontrar, por exemplo, livros de Robert Crumb assinados pelo artista por menos de £ 25 (R$ 118).

    GOSH! COMICS
    Onde 1 Berwick Street
    Mais goshlondon.com

    *

    Com exposições de arte, Orbital é indicada para colecionadores

    Divulgação
    Sede da Orbital, que tem espaço para mostras temporárias
    Sede da Orbital, que tem espaço para mostras temporárias

    A menos de 200 metros da estação Leicester Square, a Orbital Comics é atraente para colecionadores. A "comic shop" é um imenso corredor, com as revistas mais novas colocadas na entrada.

    Possui galeria para exposições temporárias e um espaço voltado para publicações alternativas, com farta oferta de obras independentes americanas e inglesas. Um freguês habitual é o veterano Garry Leach, ilustrador do clássico "Miracleman".

    ORBITAL COMICS
    Onde 8 Great Newport Street
    Mais orbitalcomics.com

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024