• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 06:29:45 -03

    Diretor e protagonista de filme rodado no Atacama dão dicas sobre o deserto

    STEFANIE SILVEIRA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/05/2015 02h00

    Divulgação
    Vulcão do deserto do Atacama em cena do filme
    Vulcão do deserto do Atacama em cena do filme

    A paisagem do deserto do Atacama atrai turistas o ano todo pela sua singularidade. A mistura de terra árida, vulcões, gêiseres e horizonte inspirador tocou o cineasta chileno Jorge Durán e o levou a filmar pela primeira vez em seu país de origem. No próximo dia 4 de junho estreia no Brasil o suspense "Romance Policial", escrito e dirigido por Durán e protagonizado por Daniel de Oliveira.

    O brasileiro vive Antônio, um escritor que viaja para o deserto em busca de inspiração para seu próximo romance, mas acaba envolvido em um assassinato e conhece uma jovem misteriosa que carrega um enigma.

    Radicado no Brasil há mais de 40 anos, Durán foi roteirista de clássicos nacionais como "Pixote, a Lei do Mais Fraco" (1981). Seu maior destaque como diretor foi "É Proibido Proibir", de 2007.

    Durán conheceu o deserto há 26 anos e desde então passa férias por lá todos os anos. Ele e o ator dão dicas para quem se impressionar com as imagens e quiser conhecer de perto os segredos da árida terra no Norte do Chile.

    Divulgação
    Daniel de Oliveira durante a filmagem de 'Romance Policial', em que ele vive um autor
    Daniel de Oliveira durante a filmagem de 'Romance Policial', em que ele vive um autor

    O DESERTO

    O atacama fica no norte do Chile, fazendo fronteira com Bolívia, Argentina e Peru.

    Durán - Quebradas e ravinas rasgam a terra, vindo do alto da Cordilheira dos Andes. O silêncio e o vento criam um clima que acentua o silêncio e isso me faz sentir intensamente vivo.

    Daniel - Vá sem frescura: se não quiser poeira, não vá para o deserto. Quando a gente estava gravando, começou uma tempestade de areia incontrolável.

    SAN PEDRO DE ATACAMA

    É a principal cidade que hospeda os turistas que visitam o deserto.

    Durán - San Pedro é uma vila de 3.000 a 4.000 habitantes, com um intenso turismo que se mistura aos habitantes da região. Não faltam bares e restaurantes. Não deixe de ver as feiras de artesanato na vila.

    LICANCABUR

    No topo do vulcão, a altitude é de 5.900 metros. Com ar rarefeito, a subida ao local demanda preparo e cuidado.

    Daniel - O vulcão é inevitavelmente a principal memória que tenho de lá. O Jorge perguntou se eu queria gastar o meu único dia de folga para conhecer também o vulcão Cerro Toco, já inativo. Foi (e é) muito difícil chegar até o topo. É muito penoso.

    VALES DA LUA E DA MORTE

    Estão localizados na cordilheira de Sal e possuem impressionantes formações rochosas, além de dunas de areia. Para os mais bem preparados, o Vale da Lua pode ser alcançado de bicicleta.

    Daniel - O Vale da Lua tem uma formação rochosa muito bonita e de lá você tem uma visão incrível do céu, das cores da paisagem. No deserto, vai chegando a noite e você vê estrelas cadentes.

    LAGUNA CEJAR

    Espécie de mar Morto do Chile, o local tem água muito salgada e de cor intensa. Há ainda as Lagunas Altiplanicas, que merecem a visita e ficam a 4.000 metros de altitude.

    Durán - Mesmo sendo o deserto mais seco do mundo, o Atacama tem rios de águas frias e de águas quentes e lagoas de água espessa e salgada de cor verde intenso.

    PERÍODO DE VIAGEM

    As temperaturas no Atacama variam muito, ficando próximas de 0 °C no inverno e chegando aos 20 °C ao meio-dia.

    Durán - A roupa de inverno brasileira não serve. Use trajes de inverno leves, óculos bons para o sol intenso, sapatos fortes, um bom chapéu e luvas. Nas épocas de sol, beba água.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024