• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 11:53:07 -03

    Novas regras para viagens de menores prejudicam turismo na África do Sul

    DA REUTERS

    07/06/2015 07h00

    Shutterstock
    Visão noturna da cidade costeira de Durban, na África do Sul
    Visão noturna da cidade costeira de Durban, na África do Sul

    O governo da África do Sul está revisando as novas regras de turismo para menores de idade, depois de receber sinais de que elas já estão prejudicando o setor de turismo, chave para o país, disse o ministro do Turismo, Derek Hanekom, nesta quinta-feira (4).

    O turismo se tornou o setor de mais rápido crescimento no país de economia mais avançada, ainda que frágil, da África. As chegadas de voos dispararam depois de a África do Sul ter sediado, com sucesso a Copa do Mundo de 2010.

    "Efeitos negativos estão sendo reportados por operadoras de turismo e companhias aéreas, que tomaram a forma de cancelamentos", disse Hanekom à Reuters nos bastidores do Fórum Econômico Mundial - África, na Cidade do Cabo.

    "A Air China está reconsiderando voos para a África do Sul e uma das razões para isso é a obrigatoriedade de vistos".

    As novas regras, implantadas no começo do mês, dizem que menores viajando com os dois pais devem portar uma certidão de nascimento com as informações completas dos pais, além de passaporte, visto e outros documentos.

    O Departamento de Interior alega que as regras objetivam ajudar a combater o tráfico de crianças, mas Hanekom disse que elas minam o turismo, que contribui com quase um décimo do PIB sul-africano.

    "Precisamos revisar as regras para encontrar o balanço ideal", afirmou.

    Pretória já havia adiado a implementação da norma no ano passado depois de reclamações de empresas de turismo, que alegaram que a proposta iria prejudicar o setor.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024