• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 03:20:30 -03

    Novos roteiros turísticos na Islândia seguem os passos de 'Game of Thrones'

    GUILHERME BALZA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA ISLÂNDIA

    01/07/2015 16h00

    Quem pensa na Islândia de imediato pode lembrar de frio, da cantora Björk e do impronunciável vulcão Eyjafjallajoekull, que fechou o espaço aéreo europeu em 2010.

    Pois nos últimos anos a ilha repleta de vulcões, geleiras e ar medieval tem sido associada também ao fenômeno "Game of Thrones" por ter emprestado várias de suas paisagens inóspitas às filmagens da série.

    O sucesso da produção fez com que agências elaborassem roteiros específicos para o turista que quer visitar cenários da trama ou refazer os passos dos personagens.

    Mas as paisagens usadas no seriado também são destino dos roteiros "regulares" –e, deslumbrantes, valem a viagem de qualquer turista.

    O mais famoso deles é o Golden Circle (9.800 coroas islandesas, R$ 230). A partir da capital, Reykjavík, ele passa por pontos que serviram de locação para a quarta temporada do seriado.

    A primeira parada é no parque Thingvellir, vale repleto de formações vulcânicas situado no encontro das placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia –cuja geografia peculiar ilustrou a porção norte do continente de Westeros.

    Em "Game of Thrones", o parque foi um dos palcos da jornada de Arya e Sandor Clegane, o Cão, além da sangrenta batalha entre Brienne de Tarth e Clegane, no episódio derradeiro da quarta temporada.

    Além da beleza, o vale tem valor histórico: entre paredões rochosos gigantes, ali foi fundado, em 930, um dos primeiros parlamentos da história moderna, no qual povo e legisladores se reuniam para ditar os rumos do país.
    Thingvellir também foi o local da proclamação da independência islandesa.

    A segunda parada do roteiro é o Geysir, nascente que cospe água fervente a mais de 20 metros de altura –o nome islandês serviu para batizar formações semelhantes no mundo inteiro. A terceira atração do passeio é a Gullfoss, cachoeira gigantesca cujo rio forma um cânion.

    Outro tour popular, que passa por paisagens vistas na segunda temporada da série, percorre a costa sul (12.500 coroas islandesas, R$ 293).

    O passeio visita cachoeiras, um mirante e praias de areia negra cercadas por penhascos –de onde, na série, Jaime Lannister e Bronn partem para resgatar Myrcella.

    Ao norte, ao redor do lago Myvatn, estão paisagens que serviram de locação para a terceira temporada, como a caverna Grjotagja, que tem águas termais a até 45°C –na qual Jon Snow perdeu a virgindade com Ygritte.

    Por ali também estão a cachoeira de Godafoss e a cratera do vulcão Hverfjall. Outra cena emblemática filmada na região foi o ataque dos White Walkers a Jeor Mormont e a Samwell Tarly, no primeiro episódio da terceira temporada. A base para conhecer a região é a cidade de Akureyri.

    As agências da capital oferecem guias em inglês. Para fugir de "Game of Thrones", também há roteiros para observar baleias e papagaios-do-mar, entrar em vulcões e glaciares, mergulhar em lagoas, saltar de paraquedas, fazer rafting, andar em trenós motorizados sobre geleiras...

    *

    QUEM FAZ OS PASSEIOS

    Gray Line
    (+354) 540 1313
    grayline.com

    Reykjavík Excursions
    (+ 354) 580 5400
    re.is

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024