• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 21:44:13 -03

    Em 2014, Brasil ultrapassa pela 1ª vez marca de 6 milhões de turistas

    DE SÃO PAULO

    10/07/2015 06h50

    Jorge Adorno - 27.jan.13/Reuters
    Turistas nas cataratas de Foz do Iguaçu
    Turistas nas cataratas de Foz do Iguaçu

    O Brasil superou, em 2014, pela primeira vez, a marca de 6 milhões de visitantes estrangeiros. A informação é do Anuário Estatístico de Turismo 2015, divulgado pelo Ministério do Turismo nesta semana.

    Segundo a publicação, visitaram o Brasil no ano passado 6,4 milhões de pessoas, uma expansão de 10,6% em relação ao movimento de 2013, quando haviam sido 5,8 milhões de turistas.

    O ministério avalia que a Copa do Mundo, realizada entre junho e julho de 2014, foi decisiva para o aumento no fluxo de turistas. Em junho, a chegada de visitantes saltou de 350 mil em 2013 para pouco mais de 1 milhão no ano passado.

    "Megaeventos são excelentes catalisadores do aumento no fluxo turístico dos destinos, mas, para mantermos um crescimento consistente, temos de atacar questões estruturais e encarar o turismo com profissionalismo no Brasil", disse, em comunicado, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

    Ainda que tenha evoluído e ultrapassado a marca de 6 milhões de turistas, o Brasil ainda está longe das primeiras posições no ranking de maiores destinos turísticos do mundo. A França, país que lidera a lista, recebeu quase 84 milhões de pessoas em 2014 –a torre Eiffel, sozinha, foi visitada por 7 milhões.

    Zanone Fraissat-27.jun.2014/Folhapress
    Turistas mexicanos chegam para a Copa do Mundo no aeroporto de Guarulhos
    Turistas mexicanos chegam para a Copa do Mundo no aeroporto de Guarulhos

    HERMANOS

    O relatório do Ministério do Turismo especificou ainda os países que mais enviam turistas para o Brasil e as principais portas de entrada do país.

    A Argentina manteve o primeiro lugar no ranking de emissores de turistas –1,7 milhão de argentinos vieram para cá no ano passado. Em seguida na lista vêm os Estados Unidos (656 mil turistas) e o Chile (336 mil).

    Em relação ao meio de transporte, 70,6% das pessoas chegaram ao Brasil de avião; outras 27,3% usaram estradas.

    Como reflexo disso, os Estados que mais serviram de porta de entrada do país foram São Paulo –onde fica o aeroporto de Guarulhos–, que recebeu 2,2 milhões de estrangeiros, Rio, por onde vieram 1,6 milhão de pessoas, e o Rio Grande do Sul, vizinho à Argentina, porta de entrada de 907 mil turistas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024