• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 07:14:14 -03

    Pompeia e Coliseu são fechados em meio a disputa sindical na Itália

    DA REUTERS

    24/07/2015 18h48

    Gregorio Borgia-9.mai.2010/Associated Press
    Turistas em frente ao Coliseu, em Roma
    Turistas em frente ao Coliseu, em Roma

    A antiga cidade de Pompeia ficou interditada ao público na manhã desta sexta-feira (24) e o Coliseu de Roma foi fechado temporariamente na quinta (23) em meio a uma disputa acalorada entre o Ministério da Cultura da Itália e funcionários do setor.

    Os turistas que esperavam ver a antiga cidade preservada pelas cinzas vulcânicas ou o anfiteatro onde gladiadores lutaram –dois dos sítios arqueológicos italianos mais populares– tiveram que esperar do lado de fora enquanto sindicatos se reuniram para debater a falta de pessoal e supostos atrasos nos pagamentos.

    Três anos de recessão deterioraram ainda mais a capacidade da Itália de proteger sua vasta riqueza cultural, já vitimada por décadas de má administração e burocracia.

    O ministro da Cultura, Dario Franceschini, iniciou uma reorganização que, segundo ele, irá tornar o departamento mais moderno e eficiente, mas os sindicatos afirmam que isso irá criar confusão sem resolver o problema da falta de recursos.

    Ciro Luca-fev.2013/Reuters
    Vista geral da cidade histórica de Pompeia, na Itália
    Vista geral da cidade histórica de Pompeia, na Itália

    "As dificuldades estão aumentando em toda parte, com problemas endêmicos cada vez piores, uma falta de recursos e uma carência grave de pessoal que se tornam ainda mais intoleráveis –se possível– pelo caos que vem na esteira da reorganização", declarou o sindicato FLP BAC em um comunicado.

    Os dois sítios reabriram depois de algumas horas, quando as reuniões sindicais terminaram.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024