• Turismo

    Sunday, 05-May-2024 05:13:08 -03

    China quer lançar rota de cruzeiros para ilhas disputadas com Vietnã

    DA REUTERS

    29/07/2015 18h00

    Ritchie B. Tongo-11.mai.2015/Associated Press
    Foto mostra recifes de Mischief, nas ilhas Spratly, no mar do Sul da China, disputadas por vários países
    Foto mostra recifes de Mischief, nas ilhas Spratly, no mar do Sul da China, disputadas por vários países

    Autoridades chinesas planejam lançar uma segunda rota de cruzeiros para as disputadas ilhas Paracel, no mar do Sul da China, informou, no começo desta semana, a agência estatal. Os planos podem irritar o Vietnã, que também reivindica as ilhotas.

    A China começou com cruzeiros experimentais à região, chamados de Coconut Princess, em 2013, a partir da província de Hainan, ao sul do país. Mais de 10 mil turistas já fizeram a viagem, segundo o "China Daily".

    As autoridades esperam que um segundo navio entre em operação até o final do ano, e que mais ilhas possam receber turistas. Entre elas, as ilhas Woody, onde o governo chinês estabeleceu a administração do arquipélago de Paracel.

    No entanto, o clima e a pouca estrutura podem prejudicar os esforços em prol do turismo. As ilhas Paracel são costumeiramente atingidas por tufões e fortes ventos, segundo a publicação.

    "Precisamos levar em conta a capacidade das ilhotas de receber turistas. Navios de cruzeiro não podem atracar em algumas delas, e os turistas teriam que ser levados à costa em barcos menores", disse Xie Zanliang, chefe de uma empresa governamental de turismo que promove viagens às Paracel, ao jornal.

    No ano passado, a instalação de estruturas chinesas de exploração de petróleo dispararam protestos do Vietnã e manifestantes contrários à China. Taiwan também tem interesse sobre as ilhas.

    A China reivindica 90% do mar do Sul da China, potencialmente rico em fontes energéticas. Brunei, Malásia, Filipinas, Vietnã e Taiwan também alegam terem direitos a partes do mar, pelo qual passam US$ 5 trilhões em negócios por ano.

    O Vietnã disse, no mês passado, que iria patrocinar suas próprias linhas de cruzeiro ao arquipélago de Spratly, ao sul das ilhas Paracel, o que irritou a China.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024