• Turismo

    Saturday, 04-May-2024 01:33:10 -03

    Cruzeiristas têm alternativas para driblar alta do dólar

    JÚLIA GOUVEIA
    DE COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/08/2015 02h00

    Seja para comprar um refrigerante ou adquirir um passeio na parada em terra, as despesas em navios de cruzeiro são cobradas em dólar.

    Com a alta da moeda estrangeira, veja dicas dos especialistas para administrar melhor os gastos a bordo.

    *

    CÂMBIO FRACIONADO

    Diante de um câmbio tão flutuante (entre os picos deste ano o dólar variou 40%), a melhor opção para qualquer turista é ir adquirindo a moeda americana aos poucos.

    "Assim, se obtém dólares com uma cotação média, sem muitos ganhos, mas também sem tantas perdas", explica o economista Samy Dana, colunista da Folha. Por isso, se você já sabe que vai viajar, planeje todos os gastos.

    DINHEIRO VIVO

    Levar os dólares em espécie é boa opção para pagar as despesas diretamente com a moeda americana e evitar convertê-las para reais. "Você fica 'refém' da cotação do dia, mas não corre o risco de ter perdas em uma nova conversão", explica Juvenal dos Santos, diretor de varejo da Confidence Câmbio.

    Outra vantagem do papel: na hora do câmbio, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é de 0,38%; em cartões de débito pré-pago de viagens, a taxa pula para 6,38%. Na prática, são cerca de R$ 0,15 de diferença.

    PAGAMENTO A BORDO

    Sempre consulte as condições oferecidas pela armadora. A Pullmantur, por exemplo, dá a opção de pagar a fatura a bordo, em reais e parcelada em até cinco vezes no cartão de crédito.

    COMPRA PROGRAMADA

    Para minimizar gastos, é possível adquirir, de antemão, no ato da reserva da viagem, adicionais como pacote de bebidas e excursões. Empresas a exemplo da Costa já convertem os valores para reais e o cliente pode pagar parcelado com o pacote.

    "Também é possível consultar, no site da companhia, com o código de reserva, os preços de tudo a bordo. Assim, você se planeja melhor", sugere Daniel Capella, dono do site World Cruises e fã deste estilo de viagem (já fez mais de 17).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024