• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 06:28:09 -03

    Casal fotografa cenas e paisagens pelo mundo que lembram Minas Gerais

    DE SÃO PAULO

    17/09/2015 02h00

    Em dez anos, o casal de jornalistas Renato Weil e Glória Tupinambás viajou por 59 países, dos cinco continentes. Em suas andanças pelo mundo, fotografaram paisagens e cenas que remetem à sua terra natal, Minas Gerais.

    As semelhanças aparecem na força da religião –a tradição de Corpus Christi, em Minas, e as procissões dos monges budistas, no sudeste asiático– e do folclore –as festas mineiras e as touradas em Madri. E também nos rios, nas crianças, nos ofícios e no comércio do mundo e de Minas.

    "Fizemos um paralelo com os armazéns mineiros, nos quais têm de tudo, e com os mercados árabes no Marrocos e na Tunísia", contou Glória.

    As ferrovias do mundo, como a Transiberiana, também foram encontrados nos trens de Minas, que, para Glória, traduzem algo da alma do mineiro.

    As fotos estão no livro de distribuição gratuita "O Mundo em Minas" e na exposição de mesmo nome, em cartaz no Memorial Minas Gerais do Vale, em Belo Horizonte, até o dia 27 de setembro.

    Mas, na verdade, a ideia para o livro só surgiu depois das viagens. Ao voltar de um longo período fora do Brasil, o casal mostrou algumas fotos para seu amigo e produtor cultural Dalton Miranda, que apontou as semelhanças entre alguns locais no exterior e locais em Minas Gerais.

    A partir daí, Renato e Glória embarcaram em uma nova viagem –dessa vez, por dentro do seu Estado– e as comparações vieram aparecendo.

    Para Glória, autora dos textos do livro, um dos países que mais se relaciona com Minas é Mianmar, no sudeste asiático.

    O país, que ficou fechado por décadas durante um período de ditadura militar, tem "um povo tão hospitaleiro quanto o mineiro e comida caseira, com gosto de casa de vó"

    "A gente já estava há quase oito meses fora de casa e foi em Mianmar que a gente mais se sentiu acolhido", contou a jornalista. Para ela, tanto o país asiático quanto o interior de Minas tem um aspecto rudimentar, marcado pelos carros de boi e outros animais de tração.

    *

    Confira outras edições do Álbum de Viagem

    Cuba e Miami, por Maritza Caneca
    Berlim, por Julia Chequer
    Lisboa, por Mariana Pinto
    Capadócia, por Thomas Canton
    Pedras da Ilha Grande, por André Cypriano
    Jerusalém, por Bruno Santos
    Bolívia e Peru, por Daniel Popov
    Apanhado pelo mundo, por Edson Walker
    Escócia, por André Vicente Gonçalves
    Marrocos, por Jarbas Oliveira
    Piauí, por Gustavo Epifanio
    Cáceres, por Rafael Coelho
    Namíbia, por Haroldo Castro
    Nova York, por João Romano

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024