• Turismo

    Sunday, 28-Apr-2024 10:31:52 -03

    À beira do rio Mississipi, Minneapolis concilia shopping enorme e museus

    EDUARDO GERAQUE
    EM MINNEAPOLIS

    08/10/2015 02h00

    Dois grandes símbolos americanos convivem próximos na região de Minneapolis, a principal cidade do Estado de Minnesot –também recheada de museus.

    O primeiro é o histórico rio Mississipi, que, ainda perto da nascente, cruza a cidade sob uma clássica ponte-mirante, que pode ser atravessada a pé ou de bicicleta. Além da vista sobre o rio e de uma das poucas cachoeiras em toda a extensão do Mississipi, quase sempre navegável, a silhueta dos prédios também atrai o olhar.

    No subúrbio, perto do aeroporto, está outro símbolo dos EUA: um paraíso das compras (trata-se, afinal, do país do consumo). O Mall of America é considerado um dos maiores shopping centers do mundo.

    São cerca de 400 lojas, um gigantesco parque de diversões coberto, além de aquário, restaurantes, hotéis e outras atrações infantis, sempre no estilo "pague para entrar e pague para sair" (se for impossível escapar das lojas temáticas de marcas conhecidas que ficam ali, sempre antes das saídas).

    Meio-oeste dos EUA

    Compras feitas, as atrações culturais disponíveis na cidade também são interessantes.

    A famosa escultura de uma colher "segurando" uma cereja, sempre presente nos materiais de divulgação turística da cidade, é apenas uma, entre dezenas, instaladas no jardim das esculturas.

    A ideia do autor, Claes Oldenburg, que nasceu em Estocolmo em 1929, mas cresceu em Chicago, foi formar uma ponte sobre o lago do local com o cabo da colher. Mas, infelizmente, é proibido subir e atravessar a escultura.

    Do lado do parque, e talvez até mais importante do que ele, está o Walker Art Center, com um rico acervo sobre arte e fotografias do século 20. Alguns especialistas o consideram um dos cinco grandes centros de arte contemporânea do país.

    Existe outro grande museu na cidade, dentro do enorme campus da Universidade de Minnesota. O Weisman Art Museum funciona em um prédio com a arquitetura inconfundível de Frank Gehry. O acervo, com obras de arte, cerâmicas e trabalhos em papel, também é valioso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024