• Turismo

    Monday, 20-May-2024 15:32:29 -03

    Museus da Harley e do circo são destaques da região de Milwaukee

    EDUARDO GERAQUE
    EM MILWAUKEE

    08/10/2015 02h00

    Às margens do lago Michigan, Milwaukee é cortada por um aprazível rio, homônimo ao nome da cidade. É um belo local para um passeio de barco, que costuma zarpar do meio dos arranha-céus da região central da cidade.

    Berço de muitas, e boas, cervejarias –alemães fundaram a cidade– e das lendárias motos Harley-Davidson, Milwaukee também tem várias outras atrações na orla de um dos Grandes Lagos.

    Na atraente cidade do Estado de Wisconsin, que produz um queijo saboroso, o visitante pode ainda desfrutar de parques e de "pseudopraias" de água doce –se não for inverno, é claro.

    O "frozen custard", quase um sorvete, mas que leva um pouco de gema de ovo na preparação, é imperdível.

    Na mesma margem do lago se impõe um grande edifício do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, onde é exibido parte da rica coleção do museu de arte da cidade.

    Ainda perto do centro, o museu oficial da Harley-Davidson é um passeio e tanto, mesmo para quem já deu no máximo uma volta no quarteirão sobre duas rodas.

    São expostas as primeiras motos, feitas há pouco mais de um século, e máquinas históricas que participaram de guerras ou estiveram em filmes sob a pilotagem de astros como Elvis Presley.

    E outras curiosidades também estão por lá, como uma Harley que foi arrastada pelo tsunami de 2011 no Japão, empurrada por quase todo o oceano Pacífico e recuperada, mais de um ano depois, na costa do Canadá.

    A mais de uma hora do centro de Milwaukee, no rumo de Minneapolis, outra cidade interessante surge no horizonte: a capital do Estado, Madison, com seus 240 mil habitantes, sede de uma universidade incrível e de um capitólio gigante, que lembra o de Washington.

    Mais à frente, ainda em direção ao Estado de Minnesota, temos outra surpresa: em Baraboo fica o Circus World Museum.

    Se for verão, quando ocorrem várias apresentações seguidas, programe-se para passar horas e horas no local.

    Carros incríveis, por onde animais e artistas desfilavam quando a caravana chegava às cidades no início do século passado, são o ponto alto do acervo, além das maquetes que recriam as antigas apresentações circenses.

    Meio-Oeste dos EUA

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024