• Turismo

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:39:23 -03

    Bueno Brandão, em Minas Gerais, é conhecida por suas cachoeiras

    BRUNO MOLINERO
    DE SÃO PAULO

    08/10/2015 02h00

    Já do lado mineiro da serra da Mantiqueira, Bueno Brandão (a 170 km de São Paulo) também oferece opções de esportes radicais, como tirolesa, arvorismo, rapel e trilhas entre montanhas a 1.750 metros acima do nível do mar.

    Mas a principal atração da cidade é seu conjunto de cachoeiras. São mais de 30 opções, algumas com paredões de 100 metros e quedas de mais de 60 metros de altura –como é o caso das quedas do Davi e do Machado, que atraem dezenas de turistas aos fins de semana e no período de férias.

    Por isso, procure chegar cedo se quiser mergulhar e curtir as águas limpas das corredeiras sem a companhia de grupos ouvindo música alta no celular ou crianças brotando até debaixo das pedras.

    No geral, todas as cachoeiras são estruturadas e de acesso fácil ou médio: bem sinalizadas, com estacionamento e, em alguns casos, até cobrança de ingresso (algo simbólico, em torno de R$ 5).

    Para visitar as quedas mais naturais, sem o aparato turístico e bem menos lotadas, é preciso pedir indicação para os moradores da cidade –o que torna quase certo que você vai se perder antes de chegar lá. Mas há o lado bom nisso. Pelo caminho, encontra-se pequenas surpresas.

    Uma delas é o Uva e Vinho Fidêncio, onde vinhos, licores e cachaças são produzidos artesanalmente por Benedito Donizete Domingues, que abre as portas para degustações, passeios pelas plantações e bom papo. Ou a pizza na pedra e os drinques na pousada Vizinho das Estrelas.

    A preocupação é não dirigir depois pelas estradinhas de terra, de volta à cidade, após provar vinhos de amora, cachaças de banana ou licores de jaboticaba.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024