• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 18:02:11 -03

    Pedreira desativada abriga gruta com passeio de pedalinho em Socorro

    DE SÃO PAULO

    08/10/2015 02h00

    Em meio ao verdadeiro corredor de aventuras do rio do Peixe, em Socorro, há um lugar perfeito para um respiro: a gruta do Anjo.

    Formada em uma antiga pedreira usada até 1995 para a extração de minérios como granito e quartzo, foi naturalmente invadida por uma água cristalina, que formou no local uma lagoa de tons que misturam o verde e o azul, a depender a iluminação.

    O espaço impressiona com seus 3.000 metros quadrados, cheios de galerias; a lagoa chega a ter até 4 metros de profundidade. Assim, os donos da pousada onde a gruta está situada (e que leva o mesmo nome), exploram o local com a cobrança de ingresso que dá acesso a um pedalinho. Com ele, é possível chegar a pontos que não se alcançam com uma volta a pé.

    O salão é iluminado com luzes artificiais e a lagoa conta com outra surpresa nada natural: são carpas japonesas, lá colocadas pelos donos do terreno, que suportam a temperatura fria da água, sempre em torno de 10ºC.

    Como se pode esperar, uma temperatura agradável envolve o ambiente, especialmente no verão, variando de 15ºC a 17ºC. É possível também se encontrar com o silêncio e seus ecos. Isso, é claro, se você não for em um feriado. Em dias assim, a fila para o pedalinho pode chegar a duas horas –e o eco, de interessante, pode se tornar ensurdecedor.

    É menos lúdico, mas também possível, visitar o local dispensando o pedalinho, apenas passeando pelas galerias a pé, apesar de o preço da visita ser o mesmo. A entrada custa R$ 25 por pessoa, o mesmo valor para crianças a partir dos cinco anos (as menores são isentas).

    Com essa administração particular, o preço varia nos feriados de acordo com a demanda (informações em pou sadagrutadoanjo.com.br).

    FERIADO

    Apesar disso, o passeio é uma boa opção para esse próximo feriado –uma dica é passar pelo local e tentar se informar sobre os horários menos procurados.

    A visita à gruta, se não for a fila do pedalinho, é rápida, e pode-se logo partir para os parques de aventura.

    Um passeio no bucólico centrinho da cidade vale a pena (inclusive para comprar malhas) e logo ali perto há outras cidades interessantes, que formam o circuito das águas e oferecem, entre outras atrações, um bom comércio de roupas, como Serra Negra, Lindoia, Águas de Lindoia, Monte Sião, Monte Alegre do Sul e Bueno Brandão (veja opções de pacotes para o próximo feriado).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024