• Turismo

    Saturday, 18-May-2024 21:05:24 -03

    Aérea americana US Airways fará seu último voo neste fim de semana

    DE SÃO PAULO
    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    16/10/2015 12h07

    Mike Theiler-10.fev.2013/Reuters
    ORG XMIT: TOR602 A US Airways Express plane (foreground) departs from a gate past an American Airlines plane (background) at the Ronald Reagan Washington National Airport in Arlington County, Virginia, in this February 10, 2013, file photo. US Airways and American Airlines are likely to win approval to create the world's biggest carrier, with regulators expected to focus on concessions to preserve competition in Washington, Charlotte, Dallas and other airports where they are dominant, antitrust experts say, February 13, 2013. REUTERS/Mike Theiler/Files (UNITED STATES - Tags: TRANSPORT BUSINESS)
    Aviões da American Airlines e da US Airways em aeroporto dos EUA, em foto de 2013

    A partir deste sábado (17), a companhia aérea americana US Airways fará apenas parte da história.

    A data vai marcar a conclusão do processo de fusão da empresa com a American Airlines, iniciado em 2013.

    Às 21h55 desta sexta (16), parte o último voo com a bandeira US Airways: o 1939 sai de San Francisco com destino à Filadélfia, onde deve pousar no sábado, às 6h18. Um brinde de passageiros com a tripulação para celebrar o evento está previsto.

    Como marco de celebração, o próprio número do voo foi alterado –seu código original era 434– para homenagear a companhia, fundada em 1939.

    Segundo o porta-voz da empresa disse ao jornal "USA Today", o voo deve estar lotado –os assentos de primeira classe foram esgotados em junho

    À meia-noite de sábado, com o voo 1939 ainda no ar, o site da empresa, para compra de passagens e check-in, entre outras funções, vai deixar de existir e passar a direcionar os visitantes automaticamente para o site da American.

    Os voos já marcados para datas posteriores terão seus códigos alterados; os passageiros devem receber, nos próximos dias, e-mails com a nova programação.

    Ainda que aeroportos já não devam mais exibir a marca da US Airways a partir do dia 17, será possível viajar em aviões com a pintura da companhia e ver comissários de bordo ostentando o uniforme-padrão; a American espera terminar de adaptar a pintura das aeronaves e criar um novo uniforme até o começo do ano que vem.

    HISTÓRIA

    A US Airways, criada na Pensilvânia, iniciou suas atividades em 1939, com o nome de All American Aviation. Em 1979, depois de fusões com a Mohawk e a Lake Central, adotou o nome USAir.

    Nas décadas seguintes, outras fusões –com Piedmont, Pacific Southwest e America West– levaram a empresa a se tornar a US Airways em 1997.

    No Brasil, a companhia encerrou a rota São Paulo-Charlotte em outubro de 2014 e a Rio-Charlotte em janeiro de 2015.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024