• Turismo

    Friday, 17-May-2024 03:32:04 -03

    Pioneiros, parques da Califórnia fazem aniversário com novidades

    RENATA PRIMAVERA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA CALIFÓRNIA

    29/10/2015 02h00

    Bem antes de Orlando se tornar sinônimo mundial de parques de diversão, o posto pertencia a Anaheim, no outro extremo dos EUA.

    Nessa cidade da Califórnia, ganhou forma, 60 anos atrás, o mundo de sonho de Walt Disney –com a inauguração da Disneyland, o primeiro parque do grupo.

    O aniversário motivou uma série de novidades, mas os maiores investimentos foram nas atrações mais tradicionais, entre as 49 disponíveis no local. Símbolo do parque, o castelo inspirado em "A Bela Adormecida" ganhou nova roupagem, com decoração que remete às bodas de diamante e que será mantida até setembro de 2016.

    Por causa do risco de terremotos na Califórnia, a construção é bem menor (quase a metade do tamanho) que o castelo similar presente nos complexos da Flórida, inaugurados nos anos 1970.

    Entre os brinquedos, a casa mal-assombrada e o infantil Peter Pan's Flight ganharam efeitos especiais em razão do 60º aniversário. E a Matterhorn Bobsleds, montanha-russa de aço mais antiga do mundo, teve seu Abominável Homem das Neves substituído por um exemplar mais moderno –e mais intimidador.

    À noite, porém, é que se vê a maior renovação. A parada Paint the Night é única, ao colocar dezenas de personagens para desfilar iluminados por 1,5 milhão de luzes LEDs. Desde o momento em que as luzes do parque se apagam, o efeito é hipnotizante.

    No vizinho Disney California Adventure, que passou por uma milionária reformulação em 2010, também há celebrações: uma nova versão do show World of Color, em que imagens são projetadas em enormes colunas de água ao redor do lago central.

    Estrelada pelo ator Neil Patrick Harris (de "How I Met Your Mother"), a apresentação já inclui momentos do maior sucesso recente da Disney, "Frozen", e até do novo filme da saga "Star Wars".

    Um outro parque da Califórnia, mas em Los Angeles, também comemora um aniversário "redondo" neste ano: o Universal Studios, que completa 50 anos. Em abril, o complexo inaugurou uma área dedicada ao longevo desenho "Os Simpsons", com lanchonetes idênticas às da TV –como o deliciosamente gorduroso Krusty Burger.

    Também foi montada uma cervejaria Duff, a bebida preferida de Homer –no parque, são oferecidas uma versão pilsen e uma dark ale torrada bem encorpada.

    Em junho, veio uma atração inspirada no maior sucesso recente da Universal, "Velozes e Furiosos". Um telão de alta definição gigantesco e efeitos que incluem vento e água colocam os visitantes no meio da ação –astros como Vin Diesel e Dwayne Johnson gravaram cenas especialmente para o brinquedo.

    *

    Parques terão áreas dedicadas a 'Harry Potter' e 'Star Wars'

    Se a alta do dólar o obrigar a postergar por algum tempo a viagem aos Estados Unidos, fique tranquilo: novidades sempre virão nos parques de diversões. Os da Califórnia já anunciaram uma série delas, bastante aguardadas por fãs.

    Uma das principais é uma atração "importada" de Orlando: um dos maiores sucessos de público do Islands of Adventure, um dos dois parques da Universal na Flórida.

    A partir do segundo trimestre de 2016, o Universal Studios Hollywood, em Los Angeles, também terá uma área dedicada ao bruxinho Harry Potter e companhia, com o mesmo nome de The Wizarding World of Harry Potter.

    O espaço deve ser bastante similar ao já existente na costa leste (e também no Japão): uma réplica do castelo de Hogwarts, em tamanho real, em cujo interior os visitantes poderão se aventurar pelas principais cenas de ação da franquia –com direito a um "voo" em 3D.

    Outra atração prevista é a montanha-russa Voo do Hipogrifo, a primeira ao ar livre do parque. Além de restaurantes e muitas lojas, para comprar varinhas, roupas e acessórios, ou provar os comes e bebes dos livros, a exemplo da cerveja amanteigada e do sapo de chocolate.

    DISNEY

    O Disneyland Park também anunciou, na feira Disney Expo, realizada em Anaheim no último mês de agosto, a chegada de outro peso-pesado do cinema para o parque.

    A saga "Star Wars" –em destaque por causa do novo filme, "O Despertar da Força", que estreia no Brasil no dia 17 de dezembro– finalmente ganhará uma área inteiramente dedicada a ela.

    Entre as atrações confirmadas, uma vai colocar os visitantes dentro da icônica nave Millenium Falcon, para simular uma batalha contra o Império Galático.

    Enquanto a novidade não chega –nenhuma data estimada para a inauguração foi divulgada–, a Disney se esforça para colocar o máximo possível de elementos da saga pelos parques.

    A montanha-russa Space Mountain deve ganhar, até o final deste ano, nova decoração inspirada pela criação do diretor George Lucas.

    *

    Domingo negro > a abertura da Disneyland, em 1955, teve ingressos falsos, superlotação e ao menos 18 atrações não concluídas

    Menos é mais > a Disneyland tem 49 atrações em 344 mil m², mais do que os 43 brinquedos que o Magic Kingdom, em Orlando, tem em 433 mil m²

    Coisa de fã > o Universal Hollywood teve origem nos anos 1910, quando cobrava 5 centavos do público que queria ver as filmagens

    *

    PACOTES PARA IR AOS PARQUES DA CALIFÓRNIA

    R$ 2.485
    Pacote de quatro noites em Anaheim, sem refeições ou aéreo. Inclui traslados e ingresso para os parques da Disney. Na Agaxtur: (11) 3067-0900; agaxturviagens.com.br

    US$ 749 (R$ 2.912)
    Cinco noites em Anaheim, valor por pessoa. Não inclui aéreo, dá direito a ingresso à Disneyland. Na Sem Fronteiras: (11) 3853-4401; semfronteiras.tur.br

    US$ 995 (R$ 3.869)
    Valor por pessoa para pacote de quatro noites em Anaheim. Sem aéreo nem refeições, inclui dois dias de ingressos para os parques da Disney. Na RCA: (11) 3017-8700; rcaturismo.com.br

    US$ 1.659 (R$ 6.451)
    Pacote de sete noites em Los Angeles, sem refeições ou ingresso a parques. Inclui aéreo e aluguel de carro. Na Top Brasil: (11) 5576-6300; topbrasiltur.com.br

    US$ 1.776 (R$ 6.906)
    Valor por pessoa para sete noites em Los Angeles, com aéreo. Não inclui ingresso para parques, apenas aluguel de carro. Na Venice: (11) 3087-4747; veniceturismo.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024