• Turismo

    Wednesday, 08-May-2024 19:26:16 -03

    Com dólar alto, brasileiro deixa outlets e prioriza os parques de Orlando

    RENATA AGOSTINI
    ENVIADA ESPECIAL A ORLANDO

    29/10/2015 02h00

    São pouco mais de 15h e a família Lins Baia termina o almoço em frente ao bar do Moe, no centro nervoso de Springfield.

    O curto descanso na vila que recria cenários de "Os Simpsons" é estratégico para a turma de brasileiros: pela frente, há ainda horas de caminhada no parque da Universal Studios, em Orlando.

    Com o dólar nas alturas, a família de Arujá (SP) quer gastar o dia –e toda a energia das crianças– ali mesmo."Em outros tempos, pensaríamos em ir aos outlets. Mas o foco agora é diversão", diz o advogado João Carlos Lins Baia, 53, que viajou com a mulher e os dois filhos.

    A disparada da moeda americana não parece ter afugentado brasileiros. Pela cidade, que abriga sete parques temáticos, o português é ouvido a cada poucos passos. Os visitantes vêm, no entanto, mudando alguns hábitos.

    O apetite pelas compras, que fez dos brasileiros o xodó dos lojistas da cidade, está agora muito menor. "Nas lojas, os vendedores perguntam: 'Onde estão os brasileiros?'", diz Mark Jaronski, vice-presidente da Visit Orlando, órgão que promove o turismo na cidade.

    O apego aos visitantes do Brasil não é fortuito. Em 2014, eles torraram, em média, US$ 1.680 (R$ 6.535) por pessoa na cidade, mais que americanos e canadenses (que lideram em número de turistas).

    Segundo Christine Haughney, diretora do Mall At Millenia, shopping que reúne de marcas populares como Forever 21 a grifes de luxo como Prada, os brasileiros ainda são os principais clientes. Mas diminuiu o fluxo de visitantes que chegam com malas vazias para enchê-las ao longo do dia com compras –uma marca dos brasileiros.

    COMIDA 'EM CASA'

    A família Abreu, de Porto Alegre, visita Orlando religiosamente há sete anos. Pensou em desistir desta vez, mas viu que sairia mais caro cancelar passagens e reservas.

    O roteiro, então, teve de ser adaptado. A primeira providência dos pais foi achar um hotel com cozinha, para que não precisassem tomar o café e jantar em restaurantes.

    "Antes, não nos preocupávamos tanto com isso. Agora, o café na rua para os quatro não sai por menos de R$ 150", diz o empresário Antonio Abreu, 42 anos, que viajou com a mulher e dois filhos.

    O plano era passar os dias nos parques. Compras? Só o que estiver valendo muito a pena, segundo Silvana Abreu, 32. "Não vamos fazer enxoval para ninguém."

    A jornalista viajou a convite da Visit Orlando

    *

    > Os parques da Universal, em Orlando e Hollywood, bateram recorde de visitantes no último verão

    122 m > é a altura da Orlando Eye, roda gigante inaugurada em maio deste ano

    *

    PASSEIOS EM CONTA
    Fora do circuito dos grandes parques, há atrações que saem por até R$ 80 por pessoa

    KINGS BOWL ORLANDO
    Restaurante com pista de boliche, como nos filmes
    QUANTO US$ 6 para entrada por pessoa (antes das 18h; depois desse horário, US$ 7)

    WEST ORANGE TRAIL BIKES AND BLADES
    A loja de aluguel de bicicletas fica estrategicamente posicionada na West Orange Trail, trilha arborizada e ideal para passeios em família
    QUANTO US$ 7 por hora

    WINTER PARK SCENIC BOAT TOUR
    O passeio de barco pelo bairro de Winter Park é relaxante e curioso
    QUANTO US$ 12 (adultos) e US$ 6 (crianças de até 11)

    CSI EXPERIENCE
    Inspirada na série de televisão 'CSI', a atração dá aos visitantes a chance de 'investigar crimes'
    QUANTO US$ 19,99 (adultos) e US$ 12,99 (crianças de 6 a 11 anos)

    THE CRAYOLA EXPERIENCE
    O giz de cera é o tema da espaço, que reúne 25 brincadeiras
    QUANTO US$ 17 por pessoa

    HOLLYWOOD DRIVE-IN GOLF
    Mais novo campo de minigolfe da cidade, é inspirado em filmes de terror
    QUANTO US$ 14 (adultos) e US$ 12 (crianças de 3 a 9 anos)

    SEA LIFE AQUARIUM ORLANDO
    No aquário há grande variedade de peixes e criaturas do mar, incluindo tubarões
    QUANTO US$ 20 (adultos) e US$ 15 (crianças de até 12 anos)

    *

    PACOTES PARA IR AOS PARQUES DA FLÓRIDA

    R$ 1.870
    Seis noites em Orlando, com aéreo. Valor por pessoa, em quarto duplo, sem extras. No Submarino Viagens: (11) 4003-9888; submarinoviagens.com.br

    US$ 1.364 (R$ 5.304)
    Cinco noites em Kissimmee, com aluguel de carro. Inclui aéreo, sem refeições. Na Soft Travel: (11) 3017-9999; softtravel.com.br

    R$ 5.859
    Valor por pessoa para pacote de nove noites, com saída em 28/12, para o Réveillon em Orlando. Inclui tour de compras e ingressos aos parques da Disney, Universal e Sea World. Na Flytour: (11) 4004-0008; flytour.com.br

    US$ 1.678 (R$ 6.525)
    Pacote para nove noites em Orlando, com café. Inclui ingressos para parques da Disney, Universal e Sea World, com guia em português. Sem aéreo. Na Gold Trip: (11) 4411-8254; goldtrip.com.br

    US$ 1.777 (R$ 6.910)
    Nove noites em Orlando, com tours de compras e entrada em parques da Disney, Universal e Sea World. Sem aéreo, valor por pessoa. Na Visual: (11) 3235-2000; visualturismo.com.br

    US$ 2.276 (R$ 8.850)
    Pacote de sete noites em Orlando, com aéreo. Inclui tour de compras e seis ingressos aos parques. Valor por pessoa. Na NX: (11) 5614-9177; nxturismo.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024