• Turismo

    Monday, 06-May-2024 04:57:16 -03

    Fotógrafo Valdemir Cunha registra relação do brasileiro com a água

    12/11/2015 02h00

    O fotógrafo Valdemir Cunha passou cinco anos rodando pelo Brasil, atravessando seus rincões e suas grandes cidades, para registrar a relação do povo com a água –no excesso e na falta dela.

    O resultado está no livro "Água" (editora Origem), lançado na semana passada, com imagens que vão das terras alagadas do Pantanal e das cheias dos rios no norte do país ao chão rachado e as torneiras vazias no nordeste.

    A ideia para o projeto nasceu durante a feitura de outro livro. O fotógrafo estava trabalhando no projeto de "Brasil Invisível", no Nordeste do país, quando pediu um gole d'água para um sertanejo.

    "Na casa dele, tinha uma pia e uma torneira, mas não tinha um cano", contou o fotógrafo. "Quando perguntei sobre isso, ele me disse que acabara de receber um poço artesiano e que a água não era mais um problema. Daí eu pensei: aqui tem um livro, aqui tem um grande tema."

    O descaso das pessoas em relação à água e à crise hídrica iniciada em 2013 levaram Cunha a expandir o projeto para todo o Brasil –a princípio as imagens se concentrariam no sertão e na Amazônia.

    O estouro da crise hídrica também mudou outra decisão do fotógrafo: "Inicialmente, as fotos de seca ou falta d'água seriam em preto e branco e as de água, coloridas. Mas eu queria um livro que sufocasse, e não uma ode à natureza, queria algo que mostrasse que a água é um problema sério", explica ele, que frisa se tratar de um livro documental.

    A chance de fazer um trabalho sem fotos coloridas coincidiu com seus 25 anos de carreira e com a chance de celebrar fazendo algo que sempre quis, um livro totalmente em preto e branco –o fotógrafo é daltônico.

    Para Cunha, o mais chocante de todo o processo foi entrar nas casa de inúmeros brasileiros que vivem sem água todos os dias e colocar rostos nos números e dados (também chocantes) que pesquisou ao longo dos anos.

    ÁGUA
    Autor Valdemir Cunha
    Editora Origem
    Quanto R$ 98 (preço sugerido), 254 págs.

    *

    Confira outras edições do Álbum de Viagem

    Salvador, por Marco Sebás
    Ushuaia, por Maya Brasiliano
    América Central, por Vitor Schietti
    Patagônia chilena, por Tuca Reinés
    Arrufo em Fernando de Noronha, por Davi Ribeiro
    Praias do Ceará, por Marco Ankosqui
    Nova York, por Gabriel Cabral
    O Mundo em Minas, por Renato Weil e Glória Tupinambás
    Cuba e Miami, por Maritza Caneca
    Berlim, por Julia Chequer
    Lisboa, por Mariana Pinto
    Capadócia, por Thomas Canton
    Pedras da Ilha Grande, por André Cypriano
    Jerusalém, por Bruno Santos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024