• Turismo

    Tuesday, 07-May-2024 06:27:40 -03

    Tour no Alvorada, onde Dilma vive, não inclui tchauzinho da presidente

    IVAN FINOTTI
    ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

    17/12/2015 02h00

    Assim como o Palácio do Planalto, o da Alvorada tem um único dia de visitação possível, as quartas-feiras. Senhas são distribuídas a partir das 13h e as entradas começam a partir das 15h.

    É possivelmente o prédio mais agradável da cidade, pois está à beira do lago Paranoá, tem espelho d'água na frente, piscina atrás e um gramado constantemente regado. Por isso tudo, não se sente o ar seco do deserto central.

    Emas, patos, gansos, galinhas e várias flores disputam espaço com os visitantes. A capela, externa, salta aos olhos: com paredes de madeira de lei folheadas a ouro, tem luminosidade natural que impera pela grande entrada, sem necessidade de lâmpadas.

    Após uma breve passagem pelo Salão do Estado, o tour segue pela varanda aos fundos do palácio, onde pode-se ver, sem entrar, a biblioteca (com 3.406 livros), o mezanino com tapeçaria de Di Cavalcanti e esculturas de Alfredo Ceschiatti, o Salão Nobre, com obras de Candido Portinari e esculturas de Victor Brecheret, a Sala de Música, com um piano alemão que já foi tocado por Tom Jobim, e o Salão de Banquetes, com até 50 lugares.

    No andar superior, vivem a presidente e sua mãe, mas nenhuma delas apareceu para dar tchauzinho aos turistas cívicos na quarta passada (9).

    Dilma Rousseff, ao menos, não estava presente, e sim se preparando para um encontro com o vice, Michel Temer, após a divulgação da polêmica carta na qual ele se dizia escanteado.

    Em seguida, a turma de turistas passeia pelos jardins e se encanta com árvores e esculturas gigantescas.

    Dentre os 22 visitantes, o mais feliz era o austríaco Gert Schutovits, que vem todo ano ao Brasil e que nos tem em mais alta conta do que nós mesmos: "É o país mais amável do mundo! É a terceira vez que tento visitar o Alvorada. Na primeira, estava fechado, não sei por quê. Na segunda, choveu e cancelaram. E hoje, finalmente, conheci. É lindo."

    O mesmo considerou Vera Vargas, gaúcha que tem parentesco distante com ele mesmo, o Getúlio. "Despojado, clean, adorei."

    PALÁCIO DA ALVORADA
    Quando às quartas, das 15h às 17h
    Onde SHTN Asa Norte
    Quanto grátis, retirada de senha a partir das 13h
    Traje sem exigências

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024