• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 10:14:23 -03

    Barcelona pune AirBnb e HomeAway por oferecer hospedagem ilegal

    DA AFP

    23/12/2015 14h01

    Mapics/Fotolia
    Parque Guell, em Barcelona, para Turismo
    Parque Guell, ponto turístico de Barcelona

    A prefeitura de Barcelona multou em € 60 mil a plataforma de aluguel de apartamentos entre particulares AirBnb e sua concorrente HomeAway por oferecer em seus sites moradias sem as permissões necessárias para receber turistas, anunciaram autoridades na última segunda-feira (21).

    A prefeita Ada Colau, uma ativista social catalã, impôs a cada empresa duas multas, no valor de € 30 mil: uma por anunciar alojamentos sem as licenças necessárias e outra por não responder aos requerimentos da administração municipal, destacou a prefeitura em um comunicado.

    Mediante um programa informático que rastreia estes anúncios na internet, a prefeitura da segunda maior cidade espanhola encontrou 3.929 alojamentos sem permissão no HomeAway e 1.891 no AirBnb.

    Desde o verão de 2014, a cidade tomou várias medidas para reduzir o impacto negativo no turismo, uma de suas principais atividades econômicas, mas que, ao mesmo tempo, gera mal-estar crescente entre seus moradores.

    Assim, aumentaram os controles contra os aluguéis de alojamentos sem as permissões turísticas necessárias através desse tipo de plataforma e, em julho de 2015, com a chegada de Colau à prefeitura, se paralisou durante um ano a concessão de novas licenças hoteleiras na cidade.

    Também iniciaram uma série de inspeções nas regiões mais turísticas para sancionar aqueles que alugaram pisos irregularmente e implantaram um serviço de denúncias para os vizinhos.

    Barcelona recebe anualmente 27 milhões de visitantes e é a terceira cidade mais turística da Europa, depois de Londres e Paris. Segundo a organização profissional de hoteleiros espanhóis, a cidade concentra mais de 137 mil leitos nesse tipo de plataforma colaborativa, quase o dobro das oferecidas pelos serviços turísticos convencionais.

    Criado há sete anos em San Francisco, oeste dos Estados Unidos, o Airbnb oferece 2 milhões de alojamentos em 34 mil cidades do mundo. Seus cofundadores, três americanos de trinta anos, ficaram multimilionários.

    O sucesso da empresa a colocou na mira de autoridades de várias cidades, razão pela qual em novembro publicou um "código de boas condutas" para que seus anunciantes respeitem a norma fiscal local.

    Criado em 2005, também nos Estados Unidos, o HomeAway é especializado no aluguel de casas e apartamentos com mais de um milhão de anúncios pagos em 190 países.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024