• Turismo

    Friday, 03-May-2024 08:01:04 -03

    Fotógrafo usa cores fortes e vibrantes para retratar cidades de Minas Gerais

    DE SÃO PAULO

    21/01/2016 02h00

    O repórter fotográfico Angelo Savastano é carioca, mas foi "adotado" por Minas Gerais há 30 anos. Ele conta que se apaixonou pelo Estado de tal maneira que não pretende voltar a viver no Rio.

    A paixão, conta ele, pode ter relação com seus ancestrais italianos: "acho que os mineiros se parecem muito com os italianos, que, quando gostam de você, te recebem pela cozinha –o cômodo mais importante da casa", diz.

    Savastano, que hoje vive em Juiz de Fora, resolveu fazer uma série de imagens para homenagear o Estado –a ideia é produzir um livro que já tem até título "Os Caminhos de Minas"– e fotografou cidades pouco conhecidas.

    "Eu costumo dizer que Minas são várias minas dentro de uma Minas Gerais só", brinca. Ao rodar o Estado para fazer as fotos, Savastano teve a chance de confirmar sua frase. "Cada lugar tem um sotaque e um jeito diferente, mas quando você entra na casa das pessoas, elas continuam sendo mineiras."

    E o que faz de alguém mineiro? O fotógrafo pega emprestado as palavras do poeta Carlos Drummond de Andrade e cita, de cabeça, os versos de "Ser Mineiro": "é não dizer o que faz, nem o que vai fazer, é fingir que não sabe aquilo que sabe, é falar pouco e escutar muito".

    Savastano ainda completa. Para ele, em Minas e no interior do Brasil de forma geral, há autenticidade, desprendimento, gratidão e alegria. Suas fotos buscam transmitir essa felicidade por meio de cores saturadas e intensas. "Eu vejo a vida colorida e vibrante. Minas Gerais é uma grande festa do interior e o mineiro é assim, colorido."

    A cor também é usada como forma de chamar atenção às minúcias. "Eu não fujo das cores, apenas as acentuo, porque quando eu coloco uma janela mais colorida, você passa a ver mais detalhes", explica.

    *

    Etiópia, por Roberto Machado
    Trem das nuvens, por Gabriela di Bella
    Edimburgo, por Marcus Leoni
    Cisternas na Índia, por Carlos Teixeira
    Camboja, por Vitor Meneghetti
    Nova Zelândia, por Thiago Pompeu
    Amsterdã, por Ivan Ribeiro
    Norte do país, por Henrique Manreza
    Água, por Valdemir Cunha
    Salvador, por Marco Sebás
    Ushuaia, por Maya Brasiliano
    América Central, por Vitor Schietti
    Patagônia chilena, por Tuca Reinés

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024