• Turismo

    Monday, 29-Apr-2024 07:47:42 -03

    Palácio de Buckingham pode ser visitado em tour virtual 3D

    DA EFE

    21/01/2016 12h07

    Suzanne Plunkett/Reuters
    ORG XMIT: SLP102 Tourists on onlookers gather outside Buckingham Palace in London March 11, 2011. REUTERS/Suzanne Plunkett (BRITAIN - Tags: ENTERTAINMENT CITYSCAPE SOCIETY ROYALS TRAVEL)
    Palácio de Buckingham, na capital inglesa; interior do prédio poderá ser explorado com tour virtual

    O interior do palácio de Buckingham pode ser explorado por meio de um tour virtual –os visitantes são guiados por alguns dos majestosos quartos do histórico edifício londrino.

    A experiência, acessível para todo o mundo por meio de um projeto do Google, transporta o visitante virtual ao coração da residência da rainha Elizabeth 2ª e permite contemplar algumas das pinturas de grandes nomes que adornam suas paredes.

    Também é possível ver alguns dos quartos do palácio, como as denominadas salas de desenho verde e branca, e a sala de festas.

    Os interessados em visitar a residência da Rainha poderão fazer isso se conectando ao canal do YouTube da monarquia britânica com um tablet ou um smartphone –basta mexer o dispositivo para que a câmera acompanhe pelos cômodos do palácio (em celulares mais antigos, o tour não funciona). Utilizando o Google Cardboard, o usuário tem uma experiência em realidade virtual do tour, com imagens em 3D.

    O Google também criou uma experiência similar para os colégios sob um programa pioneiro chamado "Expedição" –nele, são os professores que ditam as fases do tour e destacam os temas de interesse para seus alunos e não um guia virtual.

    "Para os estudantes, o palácio de Buckingham é um dos edifícios mais icônicos e mágicos do mundo", afirmou nesta quinta-feira (21) Jemima Rellie, diretora de conteúdos e audiências na Royal Collection Truste –organização que administra o patrimônio da família real britânica–, que colaborou com o Google no projeto.

    Para fazer as imagens do edifício foram usadas, na semana passada, 16 câmeras, colocadas de forma circular.

    A iniciativa já possibilitou que professores levassem seus alunos a lugares distantes como o Monte Fuji, no Japão, e as florestas chuvosas de Bornéu.

    Quando os especialistas do Google perguntaram aos estudantes quais outras expedições virtuais gostariam de realizar, os alunos responderam como sugestões a Casa Branca, o espaço e o palácio de Buckingham.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024