• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 05:48:15 -03

    Cruzeiro da Disney reúne personagens de 'Star Wars' e turistas fantasiados

    THALES DE MENEZES
    ENVIADO ESPECIAL AO CARIBE

    24/03/2016 02h00

    Transporte um dos parques da Disney para o mar e você terá a ideia aproximada de como é navegar em um dos quatro navios de cruzeiro do grupo do Mickey. E tudo se potencializa quando o assunto é o mais imponente deles, que ganhou um passeio temático.

    A Disney Cruise Line começou a operar neste semestre o Star Wars Day at Sea, motivado pelo lançamento, em dezembro, do sétimo filme da saga criada por George Lucas – a empresa é a atual detentora dos direitos dos filmes anteriores e produtora dos dois últimos episódios, previstos para os cinemas em 2017 e 2019.

    Restam vagas para dois cruzeiros nesta temporada, com saídas nos dias 2 e 16 de abril, de Porto Canaveral, na Flórida. Há pacotes para duas pessoas por cabine, a partir de US$ 3.500 (R$ 12,6 mil). Em disneycruise.disney.go.com, é possível comprar para já ou programar o passeio para o começo de 2017 –são oito viagens com saídas entre 14 de janeiro e 8 de abril.

    O trajeto: de Porto Canaveral, o navio passa pela ilha mexicana Cozumel, por Grande Cayman e pela ilha da Disney, a Castaway Cay.

    O Disney Fantasy é o maior navio do grupo, recebendo até 4.000 pessoas. Dispostos em 14 deques, os ambientes são variados o bastante para que cada passageiro encontre seus cantos favoritos.

    Cruzeiro Star Wars

    CRIANÇAS E ADULTOS

    As crianças, claro, têm primazia entre espaços que reproduzem do quarto de brinquedos de "Toy Story" à fábrica de portas mágicas de "Monstros S/A" –motivos de inveja dos adultos, que só podem ficar assistindo.

    Os maiores têm seus próprios bares, lounges, ofurôs e piscinas vetadas à criançada. As famílias se encontram mais nas refeições.

    Por causa da invasão dos heróis e vilões de uma galáxia muito, muito distante, a sala de cinema a bordo, com conforto e som impecáveis, exibia uma maratona dos filmes da saga, incluindo o mais recente, "Episódio 7: O Despertar da Força."

    É só nos dias em que o Fantasy faz suas paradas nas ilhas que o cruzeiro, de certa forma, volta à "normalidade". Cozumel e Grande Cayman são semelhantes à primeira impressão: praias bonitas, de águas claras, e comércio atraente. A diferença está nos "bastidores". A ilha mexicana se revela pobre quando se ultrapassa a região turística. Já Grande Cayman, com seus bancos, é rica.

    Investigá-la além da areia branca é encontrar prédios e condomínios luxuosos –em um deles mora o ator veterano Gene Hackman, a aproveitar sua aposentadoria das telas numa propriedade deslumbrante.

    Castaway Cay, mais do que uma ilha, é um parque de diversões. A Disney é dona do local e transformou tudo em uma extensão do navio em terra firme, com restaurantes gratuitos e transporte para todos os cantos. Na compra, o cliente já escolhe seu pacote de atividades por ali, como pesca submarina e passeios de bicicleta e a cavalo.

    Nos sete dias, só uma coisa se sobrepõe à presença de Darth Vader ou à experiência de mergulhar pela primeira vez no mar do Caribe: a dedicação extrema da equipe para satisfazer os passageiros.

    Um elo forte é criado com quem atende o viajante. A cada noite o jantar é servido em um restaurante diferente do navio, mas em todos o chef, o garçom e seu assistente são os mesmos para cada passageiro. Em uma semana, praticamente uma amizade se forma.

    'TURISTAS JEDIS'

    Primeiro, são as camisetas. Você ainda não entrou no navio, mas, na fila para receber seu cartão de passageiro, já está cercado de gente com camisetas estampadas com Luke, Darth Vader, Yoda e outros tipos bem conhecidos.

    No cruzeiro Star Wars Day at Sea, o famoso camundongo Mickey tem de concorrer com uma fauna muito estranha. Não, não são os personagens de "Star Wars" –mas os fãs de "Star Wars"!

    Na conversa com os tripulantes do Disney Fantasy, uma constatação. Enquanto nos cruzeiros tradicionais os pais trazem os filhos para que eles se divirtam, naquele quem realmente quer ir são os adultos. As crianças pegam carona, são aprendizes de Jedi, ainda descobrindo o universo de George Lucas.

    Desde o primeiro dia, quando muitas famílias recebem fantasias e brinquedos encomendados antes da viagem, os corredores ficam cada vez mais perigosos. Aumenta o risco de você levar um golpe de sabre de luz –de plástico– desferido por um pequeno herói ainda aprendendo a manejá-lo.

    Mas nada, nada mesmo, se compara ao impacto de ir tomar café da manhã. Você chega a um dos restaurantes, ainda sonolento, e dá de cara com famílias inteiras fantasiadas.

    De pequenos Chewbaccas que nem sabem falar direito debaixo de toda aquela pelagem falsa a vovós com o inconfundível penteado "fone de ouvido" da Princesa Leia, ninguém fica de fora.

    Ainda pela manhã, atores começam a percorrer o navio caracterizados de personagens da saga, causando comoção. Às vezes, as fantasias dos hóspedes são tão bem feitas que fica difícil diferenciar um ator de um fã caprichoso.

    A elite de "Star Wars" não dá as caras pelos corredores: Chewbacca, os robôs R2D2 e C3PO e o vilão Darth Vader permanecem, separados, em alguns dos lounges do navio. Os passageiros precisam marcar horário para ir até cada um dos ídolos para as fotos.

    À noite, um show no deque superior, onde todos aparecem no palco –e no telão–, simulando lutas e atraindo a atenção até o grande final, com fogos de artifício. Pelo menos nesse dia, Mickey e Donald viram apenas espectadores dos heróis espaciais.

    O jornalista viajou a convite da Disney Cruise Line

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024