• Turismo

    Sunday, 28-Apr-2024 16:20:22 -03

    Restauração 'desastrada' na Espanha pode ganhar prêmio internacional

    DE SÃO PAULO

    02/04/2016 02h00

    Villamartin Museum/Associated Press
    A restauração do Castelo de Matrera foi bastante criticada na Espanha
    A restauração do Castelo de Matrera foi bastante criticada na Espanha

    A restauração feita pelo Carlos Quevedo Rojas, no Castelo de Matrera, uma degradada construção do século 19, em Villamartín, no sul da Espanha, causou polêmica no mês passado, por, segundo seus críticos, mudar a aparência original.

    No entanto, a obra pode, nos próximos dias, mudar de patamar. Ela está concorrendo ao prêmio internacional de arquitetura "Architizer A+", na categoria preservação.

    Outros quatro projetos de restauro são candidatas ao prêmio, cujo resultado será divulgado no dia 12 desse mês. A premiação existe desde 2009, com objetivo de aumentar o contato entre os profissionais e projetos.

    ENTENDA

    O castelo estava em ruínas há décadas. Em 2013, o que restava de seu interior desmoronou, restando somente dois muros externos. Para consertar isso, uma nova parede cinza no interior foi construída -mas não muito parecida com o modelo original.

    A história da restauração do castelo se tornou popular quando o canal de televisão espanhol "La Sexta" entrevistou moradores que criticaram a reforma feita pelo arquiteto, classificando-a como um estrago.

    A associação espanhola de conservação histórica, Hispania Nostra, juntou-se ao coro dos descontentes, intitulando a obra como um "desastre, completamente lamentável, surpreendendo moradores e estrangeiros de uma maneira negativa". Ela disse que recebeu dezenas de mensagens de outros países condenando o restauro.

    O arquiteto Quevedo Rojas, natural de Villamartin, disse que projetos de restauração são sempre matérias de debate e alegou que a reparação completa do castelo não é possível porque isso é proibido pela lei. "Eu entendo a surpresa das pessoas. É normal que mudanças em lugares culturais como esse leve a críticas", afirmou Rojas.

    Jose Maria Gutierrez Lopez, diretor do Museu de História de Villamartin, garantiu que as autoridades locais estão felizes com o resultado, e atribuiu as críticas às normas de restauração da Espanha.

    "Entristece-me ver as pessoas reclamando agora que está restaurado, sendo que em 2013 foi difícil conseguir 200 assinaturas para encampar o projeto".

    A restauração está sendo comparada ao afresco Ecce Homo, a famosa restauração da imagem de Cristo na cidade de Borja, também na Espanha.

    O trabalho feito por Cecilia Giménez chegou a ser chamado de "a pior restauração do mundo".

    O castelo é de propriedade particular e não é aberto ao público, mas pode ser visto de longe.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024