• Turismo

    Friday, 03-May-2024 07:30:59 -03

    Trajeto pela ilha de Creta pretende ser o novo Caminho de Compostela

    DA ANSA

    23/04/2016 02h00

    Luciana Coelho - 16.set.2010/Folhapress
    O porto de Hania, em Creta, na Grécia, é cheio de bares e restaurantes
    O porto de Hania, em Creta, na Grécia, é cheio de bares e restaurantes

    Bem no coração do Mediterrâneo, uma nova rota se junta aos grandes "caminhos europeus", como o de Santiago de Compostela. Trata-se da "Cretan Way", um percurso de cerca de 500 quilômetros na ilha grega de Creta que, por cinco anos, foi elaborado e melhorado por voluntários de todo o mundo junto a Compagnia dei Cammini, associação de turismo que trabalha com o projeto.

    O caminho surgiu da rota E4, de cerca de 10.000 km, que atravessa a Europa de leste a oeste, da Espanha ao Chipre, passando por Creta, cuja parte do caminho estava abandonada.

    Por isso, a Compagnia dei Cammini, que já propunha revitalizar esse trajeto há alguns anos com o apoio de seu coordenador, Luca Gianotti, decidiu reviver o antigo caminho com ajuda de voluntários.

    O trabalho, que teve início em 2010, deu origem a um percurso sinalizado, com sinais de GPS e informações sobre lugares onde é possível passar a noite. Todos os dados estão reunidos no livro "The Cretan Way", escrito por Gianotti, que acaba de ser lançado e que ajuda quem pretende realizar o trajeto na Grécia.

    "Estive em Creta 29 vezes em viagens com apenas a minha mochila e, depois de ter percebido que não podia passar por um dos caminhos mais belos do mundo, decidi fazê-lo mais acessível", afirmou o coordenador.

    "Pela sua beleza, o trajeto pode realmente se tornar um dos percursos mais amados da Europa, junto ao GR20 em Córsega, o Caminho de Santiago de Compostela e a Via Francigena. Procurei ter certeza de que o caminho se tornasse acessível para todos, oferecendo sinal GPS e uma descrição detalhada do percurso".

    Como muitos trajetos, o novo caminho parte do leste, no caso da belíssima praia de Kato Zakros, e vai para o oeste, para o monastério de Chrisokalitisa, perto do mar. Para completá-lo, são necessários em média 29 dias de caminhada, percorrendo-se cerca de 30 quilômetros por dia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024