• Turismo

    Monday, 06-May-2024 06:28:35 -03

    No Brasil, uísque escocês de qualidade premium ainda é pouco consumido

    GUSTAVO SIMON
    ENVIADO ESPECIAL À ESCÓCIA

    12/05/2016 02h00

    Gabo Morales - 25.abr.12/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 25-04-2012: O bartender e mixologista Marcio Silva mostra o passo a passo da preparacao do drinque Old Fashioned, que leva uisque, xarope de acucar, bitter aromatico angostura e casca de laranja, em Sao Paulo, 25 de Abril de 2012. (Foto: Gabo Morales/Folhapress, COMIDA) *** EXCLUSIVO FOLHA ***
    O uísque é um dos principais produtos de exportação da Escócia

    O uísque tem produção levada a sério na Escócia –afinal, além de carregar a tradição do nome "scotch", é um dos principais produtos de exportação do país (soma cerca de £ 4 bilhões por ano à balança britânica).

    A bebida deve seguir regras rígidas no processo, salvaguardadas pela Scotch Whisky Association, qual a lei de pureza da cerveja alemã.

    Espécie de elixir dos uísques escoceses, o single malt –feito com apenas cevada maltada e em uma só destilaria–, ainda é pouco consumido fora de lá. Aqui no Brasil, responde por estimados 0,3% do volume de vendas.

    "Mas é um mercado exigente, em que a demanda é invariavelmente maior do que a produção", diz Bob Dalgarno, "whisky maker" da Macallan.

    Mais fama no mundo, também por causa do preço mais baixo, têm os "blended", que podem misturar a bebida feita em várias destilarias e com malte de outros grãos.

    A onda mais recente nos bares de São Paulo, diga-se, é de um terceiro estilo: o bourbon, uísque de milho típico do Kentucky (EUA), que teve o número de rótulos multiplicado nas prateleiras e nas cartas de drinques.

    MELHOR DO MUNDO?

    Premiações também têm levado o foco para outras fronteiras do uísque –por mais questionáveis que sejam listas de melhores do mundo, que por vezes preferem valorizar mais o fator novidade do que o tradição.

    O guia "Whisky Bible", do britânico Jim Murray, premia, há dois anos, rótulos de fora da Escócia como os melhores single malts do mundo. Em 2015, um japonês; neste ano, um canadense.

    Uma segunda lista, criada em 2007, o World Whiskies Awards, já agraciou como melhores single malts três rótulos japoneses, um australiano e um taiwanês (um escocês voltou ao topo em 2016).

    O jornalista viajou a convite da importadora Aurora

    *

    OS TIPOS DE UÍSQUE

    >> SINGLE MALT
    Considerado o uísque mais premium (e, portanto, mais caro), deve ter sido feito em uma única destilaria e com apenas cevada maltada; se misturar bebidas de tempos diferentes de maturação, a data no rótulo deve ser a da safra mais 'jovem'. O 'scotch' precisa ser envelhecido por ao menos três anos em barricas de carvalho e engarrafado na Escócia

    >> VATTED E 'PURE' MALT
    O produto pode levar uísques de diferentes destilarias, desde que tenham sido feitos apenas com cevada maltada; também chamados 'blended malt'

    >> BLENDED
    Uísques mais consumidos no mundo, são uma mistura de bebidas produzidas com diferentes grãos e em diferentes destilarias

    >> BOURBON
    Típico dos EUA, esse uísque precisa levar ao menos 51% de milho maltado e ser envelhecido por ao menos dois anos em barris de carvalho americano virgens; está em alta em mercados como o paulistano

    >> TENNESSEE
    Não tem uma 'lei' própria como os outros, é uma variação do bourbon que passa por filtragem em carvão (geralmente de bordo) logo após a destilação

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024