• Turismo

    Monday, 06-May-2024 07:29:12 -03

    Programa mostra jornada de dois caroneiros do Rio ao Panamá

    DE SÃO PAULO

    12/05/2016 02h00

    Divulgação
    Rob Greenfield and James Levelle walking through Rio De Janiero, Brazil. Rob Greenfield e James Levelle caminham em praia no Rio, em cena do primeiro episodio de Free Ride, do canal Discovery, em que dois caroneiros têm que ir do Rio ao Panamá_Divulgação ORG XMIT: Producer Deliverable ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Rob Greenfield e James Levelle em praia no Rio, em cena do primeiro episódio de "Free Ride"

    Se você estivesse no Rio de Janeiro e precisasse chegar ao Panamá, poderia pegar um voo e fazer a viagem em pouco mais de sete horas.

    Mas e se não tivesse dinheiro para pagar a passagem de avião? Tampouco a de ônibus, ou para alugar um carro, ou mesmo para desistir de tudo e passar uns dias em uma pousada no caminho?

    O canal Discovery estreia no domingo (15) um programa baseado nesse turismo com carga dramática.

    "Free Ride" fez pousarem na capital fluminense o ativista norte-americano Rob Greenfield e o cinegrafista inglês James Levelle, e deu a eles a missão de cruzar a América do Sul em 72 dias –sem um centavo no bolso. Os dois deveriam, então, se virar para conseguir caronas, lugares para dormir, comida...

    Greenfield, diga-se, não é propriamente amador no assunto: nos Estados Unidos, ele aderiu a um modo de vida minimalista (mora em um trailer com cama e estante) e faz "foraging" para comer (ou seja, caça alimentos selvagens no mato e revira lixeiras atrás de comida desperdiçada).

    A Folha assistiu ao primeiro episódio de "Free Ride", em que a dupla é apresentada e começa a travessia, no aeroporto do Galeão, no Rio (nenhum dos dois fala uma palavra de português).

    Segundo os apresentadores, uma das ideias do programa –além de conhecer as paisagens locais e, bem, chegar ao Panamá– é recuperar a fé na espécie humana.

    Missão cumprida. Logo no desembarque eles conseguem dinheiro de desconhecidos para o ônibus até a zona sul e um lugar para dormir em uma favela.

    Entre uma discussão e outra para descobrir onde os dois vão dormir e momentos de alegria por conseguir ajuda de gente aleatória, são mostrados pontos turísticos: do Brasil, uma cachoeira em Paraty e a paisagem do Rio do topo do morro do Vidigal –que nem os brasileiros estão acostumados a ver.

    A prioridade, no entanto, não é passear. Basta dizer que, depois de deixar o Estado do Rio, Greenfield e Levelle passam por destinos como Peruíbe (SP) e Prudentópolis (PR), que não são propriamente polos turísticos.

    Nos episódios seguintes, ao menos, eles passam por locais mais cênicos, como os pampas argentinos, o deserto de sal de Uyuni, na Bolívia, e a estrada da morte, no Peru.

    NA TV
    Free Ride

    Quando
    Domingo (15), às 20h40, no Discovery

    Classificação
    10 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024