• Turismo

    Saturday, 27-Apr-2024 05:06:14 -03

    Por danos causados pelo excesso de turistas, Tailândia fecha 'ilha-paraíso'

    DO "NEW YORK TIMES"

    18/05/2016 02h00

    Caine Delacy/'New York Times'
    Koh Tachai, Thailand. The Department of National Parks, Wildlife and Plant Conservation is closing the beaches, the reef and a tourist area on the island “to solve the environmental and natural resources impact which is caused by tourism.” CreditCaine Delacy for The New York Times
    Vista da ilha de Koh Tachai, na Tailândia, que será fechada para o turismo

    Koh Tachai, uma das ilhas turísticas mais bonitas da Tailândia, será fechada para turistas indefinidamente, em uma tentativa de protegê-la de danos irreparáveis, anunciou o governo local.

    A ilha, no mar de Andaman, na costa da província de Phang Nga, é famosa por suas praias de areia branca e pelos recifes, populares entre mergulhadores e praticantes de snorkeling.

    O Departamento de Parques Nacionais e Conservação de Animais e Plantas Selvagens vai fechar as praias, os recifes e toda a área turística no local para "resolver o impacto sobre o ambiente e os recursos naturais causado pelo turismo". A decisão foi anunciada no último dia 10.

    Isso significa que Koh Tachai, que parou de receber turistas no último domingo (15), não vai reabrir, como de costume, em outubro.

    Durante a temporada turística, centenas de visitantes interagem diariamente com uma praia que, para os padrões do governo, deveria receber não mais que 70 pessoas.

    Um vídeo recente da ilha na televisão tailandesa mostrou um enxame de turistas na praia, com barcos de passeios que os trouxeram alinhados ao longo da costa.

    A ilha é definida pelo departamento como uma "zona primitiva", não um parque, mas faz parte do parque nacional de Mu Koh Similan, a cerca de 70 quilômetros da costa sudoeste da Tailândia. O parque normalmente fica fechado aos turistas do meio de maio a meados de outubro, por causa de riscos durante a temporada das monções.

    A direção do departamento de parques e vida selvagem afirmou que o lugar foi se tornando cada vez mais popular entre visitantes tailandeses e estrangeiros conforme as informações acerca de sua beleza se espalharam.

    "As pessoas têm visitado a ilha, e ela está superlotada", disse Thanya Netithammakun ao jornal tailandês "Prachachat Turakij". "É muita coisa para a ilha, que se deteriorou. Será necessário fechá-la para permitir que as condições, na terra e no mar ao redor dela, se recuperem sem a interferência da atividade turística. Caso contrário, o estrago será ainda maior".

    Thon Thamrongnawasawat, decano das cadeiras de pesca da Universidade Kasetsart, em Bancoc, ferrenho defensor da conservação da vida marinha, disse que o fechamento da ilha é um "divisor de águas" nos esforços de conservação da Tailândia.

    Ele afirmou que a indústria do turismo o criticou por muito tempo por falar sobre a necessidade de proteger o meio ambiente, e que a medida adotada agora sinaliza que o governo está preparado para resistir às atividades turísticas que prejudicam os recursos naturais do país.

    "O problema é que nós danificamos a vida marinha por muito tempo", disse. "Se quisermos recuperá-la, devemos usar remédios fortes; não estou propondo fechar todas as ilhas, mas digo que temos que começar a pensar em planos para combater o número exageradamente crescente de turistas".

    A medida tailandesa segue uma tendência já adotada pela região italiana de Cinque Terre e pelo governo grego em Santorini.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024