• Turismo

    Sunday, 28-Apr-2024 05:43:32 -03

    Museu da Nasa transforma naves em parques temáticos na Flórida

    SALVADOR NOGUEIRA
    ENVIADO ESPECIAL À FLÓRIDA

    09/06/2016 02h00

    Divulgação
    Nave Atlantis, em exposição no Kennedy Space Center, na Flórida
    Nave Atlantis, em exposição no Kennedy Space Center, na Flórida

    A menos de uma hora de Orlando e da Disney, o Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida, exibe como atração principal o ônibus espacial Atlantis, uma das espaçonaves usadas para construir a Estação Espacial Internacional e levar astronautas para fora da Terra.

    Aposentada em 2011, a frota de ônibus espaciais americana foi distribuída a diversos museus do país, e coube ao Kennedy Space Center –de onde eram lançados esses veículos– ficar com o Atlantis, o último deles a realizar uma missão espacial.

    A apresentação é transformada em um verdadeiro show. Como em um parque temático, há uso de projeções e músicas em cenas que misturam tecnologia e dramatização –e que lembram um pouco a vizinha Disney.

    Mas se engana quem pensa que o apelo é apenas para os fissurados por exploração espacial. No complexo de visitantes, a Nasa sabe vender o seu peixe. Principalmente para os mais jovens.

    Outro aspecto da visita é a apresentação dos elementos em desenvolvimento para a "Jornada a Marte", expressão usada pela agência para defender o envio de astronautas ao planeta vermelho até o final da década de 2030.

    Há ainda eventos pontuais. Em 8 de setembro, por exemplo, será possível ver ao vivo o lançamento da nave Osiris-Rex, que vai ao espaço para explorar o asteroide Bennu.

    É do lado de fora do complexo de visitantes, entretanto, que a movimentação sinaliza realmente o que de novo está no horizonte.

    FUTURO ESPACIAL

    O Kennedy Space Center tem três plataformas de lançamento, duas das quais são historicamente mais relevantes: a 39A e a 39B. Ambas serviam para enviar os ônibus espaciais e, antes disso, foram usadas no programa Apollo, que levou astronautas à Lua entre 1968 e 1972.

    Agora elas estão inativas. Mas ambas estão sendo readaptadas para novos lançamentos. A 39A, de onde partiu a famosa Apollo 11 rumo à superfície da Lua, em 20 de julho de 1969, foi alocada para a empresa SpaceX, que planeja levar turistas à órbita terrestre.

    Enquanto isso, a 39B está sofrendo modificações para servir ao novo foguete da Nasa que fará parte do projeto de viagens a Marte.

    As duas plataformas estão quietas desde o último pouso do Atlantis, em 2011. Mas isso deve ser só a calmaria antes da tempestade.

    O jornalista viajou a convite do Kennedy Space Center, Visit Central Florida e Florida Space Coast

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024