• Turismo

    Saturday, 27-Apr-2024 09:44:54 -03

    Pavimentação é concluída e estrada Cunha-Paraty reabre ao tráfego

    DE SÃO PAULO

    06/07/2016 09h00

    Passada a festa literária, uma boa notícia veio de Paraty nos últimos dias. A estrada que conecta a cidadezinha no sul do Rio de Janeiro a Cunha, no vale do Paraíba paulista, teve concluída sua reforma estrutural.

    O tráfego no trecho de terra da RJ-165 que rasga o parque nacional da serra da Bocaina foi restabelecido na última sexta-feira (1o) –a estrada entre os dois municípios tem 49 quilômetros, 9,4 deles dentro do parque.

    Essa porção de estrada passou por drenagem e ganhou calçamento de paralelepípedos, além de restrições de horário (o trânsito só é possível das 7h às 17h, para não perturbar o deslocamento de animais no crepúsculo e à noite) e de velocidade (máxima de 20 km/h).

    A obra, orçada em mais de R$ 105 milhões, teve investimento do governo do Estado do Rio.

    Moradores e comerciantes sempre apostaram na ligação das duas cidades para incrementar o turismo em ambas. Com a pavimentação, a viagem entre Cunha e Paraty pode ser feita em menos de uma hora; antes, o percurso podia levar mais de duas horas e era particularmente perigoso, em especial em condições climáticas ruins.

    A aposta, de qualquer forma, é que ela seja uma estrada-parque, atração turística contemplativa, e não uma via usada para economizar tempo de viagem, por exemplo.

    Procurado pela Folha, o DER-RJ informou que a estrada ainda não está totalmente pronta. Apesar de a parte estrutural (de drenagem e calçamento) já ter sido concluída, falta instalar um sistema de monitoramento, eletrônico e remoto, ao longo da via –para controle de entrada, nos horários de restrição, e de velocidade.

    De acordo com o órgão, não há uma previsão concreta para isso ser feito –o processo ainda depende de acordos com o Ibama e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), no âmbito das exigências ambientais da obra.

    Enquanto isso, guardas municipais e a polícia estão fazendo o serviço de monitoramento.

    A obra de pavimentação da estrada Cunha-Paraty se arrasta em polêmicas há tempos e chegou a ser embargada mais de uma vez.

    As expectativas eram de que ela fosse concluída em janeiro de 2015.

    A RJ-165, que até a inauguração da rodovia Rio-Santos, nos anos 1970, era a única via de acesso a Paraty, teve seu traçado baseado em trilhas indígenas mantidas na Estrada Real, caminho usado por escravos entre os séculos 17 e 19 para conectar Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo dela, mirantes permitem ver atrações como a pedra da Macela, cartão-postal de Cunha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024