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    Virgin obtém licença para retomar testes, e turismo espacial avança

    DE SÃO PAULO

    05/08/2016 02h00

    Divulgação - 1.ago.2016
    Imagem da SpaceShipTwo, nave que a Virgin Galactic pretende usar no turismo espacial
    A nave SpaceShipTwo em teste realizado pela Virgin nos EUA

    O espaço ficou um pouco mais perto para turistas nesta semana.

    A Virgin Galactic anunciou que recebeu, da FAA (o órgão que regula a aviação nos EUA), uma licença de operação para seu foguete SpaceShipTwo, voltado para o turismo espacial.

    Segundo o comunicado divulgado pela empresa, o documento deve permitir, ao final, as operações comerciais da aeronave, apresentada em fevereiro deste ano.

    Na prática, porém, o que estão quase liberados são os testes com o aparelho –segundo a FAA, a operação comercial plena está condicionada a "certos termos e condições", como uma "análise completa de hardware e software em condições de voo".

    Pouco depois de a licença sair, já na segunda-feira (1o), foram realizados testes com a SpaceShipTwo no aeroporto de Mojave, na Califórnia.

    Puxada por um utilitário esportivo, a aeronave teve analisados e calibrados os sistemas de telemetria e de comunicação.

    A nova licença emitida à Virgin, do bilionário britânico Richard Branson, vem quase dois anos depois de um acidente com o protótipo da empresa que matou o copiloto e feriu gravemente o piloto –uma investigação apontou para falha humana como causa da queda.

    Segundo a Virgin, o documento é resultado de "muitos anos de interação profunda com a FAA", que incluíram uma "revisão dos sistemas da aeronave e análises de segurança e trajetória de voo".

    O jornal americano "The Wall Street Journal" lembrou que a empresa também revisou seu programa de segurança, dedicando mais atenção ao treinamento de pilotos.

    Segundo a publicação, a licença emitida agora pela FAA representa um novo marco nessa indústria. Até aqui, todos os testes da Virgin haviam sido feitos com autorizações que não poderiam, no futuro, ser convertidas em licenças para operação comercial.

    A SpaceShipTwo tem lugar para seis passageiros e dois pilotos e foi projetada para alcançar 100 quilômetros acima da superfície da Terra –ponto em que é possível sentir os efeitos da ausência de gravidade e ver a curvatura do planeta.

    Agências selecionadas pelo mundo já têm vendido pacotes para as viagens –que não devem começar antes de 2017. O preço, para 90 minutos no ar (e três dias de treinamento): US$ 250 mil (cerca de R$ 820 mil).

    Segundo a Virgin, ao menos 700 "passagens" já estão agendadas.

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