• Turismo

    Wednesday, 08-May-2024 22:45:10 -03

    Adotada nos Jogos, isenção de vistos pode aumentar fluxo turístico em 20%

    DE SÃO PAULO

    30/08/2016 15h00

    Ruben Sprich - 6.ago.2016/Reuters
    Torcida de americanos em jogo de vôlei de praia na Olimpíada do Rio
    Torcida de americanos em jogo de vôlei de praia na Olimpíada do Rio

    O Ministério do Turismo brasileiro divulgou, nesta terça-feira (30), que a isenção de vistos temporária concedida a turistas americanos, japoneses, australianos e canadenses beneficiou, durante a Olimpíada, 40 mil visitantes.

    Segundo cálculos feitos pelo órgão, se essa dispensa for adotada de forma permanente, o fluxo de turistas desses países poderia aumentar em até 20% –resultando em um impacto na economia, decorrente de gastos no Brasil, de US$ 175,2 milhões ao ano.

    A isenção unilateral de vistos foi proposta pelo Senado e oficializada pelo governo em dezembro como tática para atrair viajantes desses países para os Jogos Olímpicos do Rio.

    Segundo o órgão, os quatro enviaram ao país, em 2015, 760 mil turistas (de um total de 6,3 milhões de estrangeiros). Eles foram selecionados para a isenção temporária durante os Jogos graças a esse fluxo intenso, mas também ao gasto potencial dos visitantes e ao baixo risco de problemas de segurança.

    De acordo com um levantamento feito durante os Jogos, entre 28 de julho e 15 de agosto chegaram ao Brasil 53 mil turistas da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e do Japão. Desses, 75% se beneficiaram da dispensa de vistos.

    O mesmo estudo apontou que 82% dos visitantes desses quatro países dizem que ter novamente a isenção de visto de entrada no Brasil facilitaria um eventual retorno.

    Entre os estrangeiros que vieram aos Jogos, os americanos foram a maioria, seguidos por argentinos e ingleses. Australianos, canadenses e japoneses, por sua vez, não ficaram no top 10.

    O balanço da medida divulgado pelo Ministério do Turismo, vale dizer, é parcial e restrito ao período da Olimpíada; a isenção, que entrou em vigor em 1o de junho, será válida até o dia 18 de setembro, dia do encerramento da Paraolimpíada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024