• Turismo

    Friday, 03-May-2024 13:34:39 -03

    Como comprar e conseguir pechinchas em mercados ao redor do mundo

    SHIVANI VORA
    DO "NEW YORK TIMES"

    02/11/2016 16h25

    Comprar produtos em mercados locais durante uma viagem de férias é uma boa maneira de guardar uma lembrança do lugar visitado sem gastar uma fortuna, afirma Hannah Roth, consultora de turismo da empresa norte-americana McCabe World Travel, especializada em criar itinerários de viagens cujo foco são as compras.

    "Mercados podem ser verdadeiros tesouros em termos de roupas, joias e suvenires de fabricação local. Como os melhores estabelecimentos são os frequentados pelos moradores, eles também oferecem a sensação de como é a vida na região", diz Roth.

    Abaixo, ela oferece algumas dicas sobre como localizar mercados nos destinos e fazer boas compras.

    PONTOS CERTOS

    Grandes cidades tendem a ter dezenas de mercados, mas os que se localizam perto das artérias turísticas, como La Rambla, em Barcelona, em geral cobram preços altos demais e vendem produtos corriqueiros, como ímãs decorativos e copos para bebidas.

    "Às vezes é preciso deixar a zona de conforto para encontrar os melhores lugares", diz Roth. Em Barcelona, por exemplo, ela sugere o mercado no Bairro Gótico da cidade, onde artesãos em ascensão vendem seus produtos.

    Para achar os melhores centros comerciais, o turista pode pedir informações no hotel, ao guia turístico ou ao consultor de viagens. Também ajuda ler guias e blogs de turismo ou simplesmente caminhar pelas ruas e prestar atenção nos estabelecimentos a sua volta.

    Os mercados são ótimos lugares para adquirir produtos artesanais pelos quais o país é conhecido. Em Nairóbi, no Quênia, as mercadorias em destaque são os cintos, as bolsas e as gargantilhas produzidos por mulheres da etnia massai, que dedicam dias a criar cada um dos objetos, que podem ser encontrados à venda no Maasai Market.

    Em Jodhpur, na Índia, são os produtos têxteis feitos à mão, como jaquetas e fronhas, que atraem os turistas.

    CUIDADOS

    A menos que esteja acompanhado por um guia local confiável ou um morador, cuidado ao adquirir produtos de alto preço, como joias, nos mercados locais. "Na maioria dos mercados, só pagamentos em dinheiro são aceitos, e, assim, se você for trapaceado, sofrerá um bom prejuízo", alerta Roth.

    Também evite comerciantes com publicidade em inglês direcionada a turistas, como cartazes de "preços especiais para americanos", especialmente se o inglês não for o idioma do país. Nesses locais provavelmente não existem preços especiais nem produtos interessantes.

    PECHINCHE

    Pechinchar nos mercados é costumeiro e esperado. É possível negociar qualquer produto por um preço até 30% mais baixo do proposto inicialmente pelo vendedor –comece oferecendo metade do valor e vá trocando ofertas até chegar a um acordo sobre o preço. Mas não pechinche se não estiver mesmo interessado em comprar, porque isso pode soar como um insulto ao comerciante.

    AEROPORTOS

    Não desconsidere os mercados que existem em alguns aeroportos, recomenda Roth, especialmente em países que não são conhecidos como polos de compras.

    "Depois de estudar produtos e comparar preços em toda uma viagem, muitas vezes descubro que algumas das melhores ofertas estão no mercado do aeroporto", diz.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024