• Turismo

    Saturday, 27-Apr-2024 16:40:27 -03

    Entre cânions, parques na costa oeste dos EUA revelam vida no deserto

    LORENA CAMPOS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NOS EUA

    24/11/2016 02h00

    A árida paisagem de cânions do planalto do Colorado, na costa oeste dos Estados Unidos, abriga a maior concentração de parques nacionais do país.

    Esses desfiladeiros são as estrelas de dois roteiros clássicos. O chamado Grand Circle pode cobrir, em dez dias, sete parques espalhados entre quatro Estados (Colorado, Novo México, Arizona e Utah); mais compacto, o Mighty Five abarca os cinco parques de Utah, em cinco dias.

    Uma das principais bases para turistas é Las Vegas, no Estado vizinho, Nevada. De lá, cruzando 250 inóspitos quilômetros pelo deserto de Mojave, chega-se ao sudoeste de Utah, onde estão os parques de Zion Canyon e Bryce Canyon. Por ali, as opções de hospedagem ficam na comunidade de Springdale.

    O primeiro abriga, além de cachoeiras e piscinas naturais, penhascos de arenito que alcançam 600 metros de profundidade.

    Seguindo o rumo leste, Zion é ponto de partida também do histórico túnel Zion-Mount Carmel. A obra, de 1,7 quilômetro de extensão, tida como milagre da engenharia na época da inauguração, em 1930, leva ao vizinho Bryce e ao mais distante Grand Canyon, já no Arizona.

    Em Bryce, despenhadeiros brancos e cor de rosa se misturam a um labirinto de "hoodoos" –pitorescas esculturas, modeladas por forças climáticas há 40 milhões de anos. A administração as aproveitou para fazer trilhas de até 10 quilômetros.

    Também vale conhecer o programa Night Sky, que realiza palestras de naturalistas com telescópios para observar o céu; diz-se que a altitude elevada (quase 3.000 metros) e o céu limpo do deserto fazem de Bryce um dos lugares mais escuros do mundo.

    No popular Grand Canyon, além da paisagem clássica, o parque reserva um refúgio: a margem norte recebe menos turistas e é estratégica para chegar ao parque nacional Mesa Verde, que abriga 5.000 sítios arqueológicos.

    A 190 quilômetros dali, o circuito volta para Utah: a região de Moab, no sudoeste, é porta de entrada para mais três parques: Arches, Canyonlands e Capitol Reef.

    O primeiro abriga mais de 2.000 arcos naturais de pedra (incluindo o Delicado, símbolo do Estado), que chegam a 97 metros de extensão. Canyonlands é repleto de desfiladeiros e o isolado Capitol Reef guarda algumas curiosidades: foi o último território a ser cartografado nos EUA e serviu de base para o mítico bandido Butch Cassidy.

    CACTO QUE PULA

    Mais a oeste, a fronteira entre os desertos de Mojave e do Colorado abriga um caldeirão ecológico, de espécies que sobrevivem a temperaturas extremas de formas fascinantes.

    De Indio, na Califórnia, uma estrada com placas que indicam a falha geológica de San Andreas leva ao parque nacional Joshua Tree –referência à esguia árvore que cresce em Mojave, em diferentes formas e tamanhos.

    A planta, que vive até 150 anos, oferece sombra e refúgio para várias espécies em um ecossistema especialmente hostil: a solitária e agressiva ave picanço usa suas folhas pontiagudas para espetar presas na escassez desértica (e comê-las mais tarde); o besouro-circense usa fungos da árvore morta para se hidratar, já que não bebe água.

    Na metade leste do parque, no deserto do Colorado, é outra atração popular que domina a paisagem: o Cholla Cactus Garden. Essa espécie de cacto é conhecida como "jumping cholla" (cholla que pula); reza a lenda que ela pode "atacar" os desavisados, porque os espinhos se soltam muito facilmente (ou pulam) e aderem à superfície, como método de reprodução.

    Entre mais de 700 sítios arqueológicos, o parque de Joshua Tree abriga formações rochosas de 100 milhões de anos. No Hidden Valley, pilhas de pedras compõem abrigos naturais usados por turistas para acampar.

    *

    • CÂNIONS
    • quando ir a Bryce, em jun.; aos demais, entre set. e out., com temperaturas mais amenas
    • como chegar as principais bases são Las Vegas e Salt Lake City
    • dica aluguel de motorhome: em média US$ 2.300 por sete dias
    • mais Grand Canyon: nps.gov/grca; Canyonland: nps.gov/cany; Bryce: nps.gov/brca; Zion: nps.gov/zion

    *

    • JOSHUA TREE
    • quando ir de fev. a abr., quando a árvore floresce
    • como chegar está a 225 km de Los Angeles
    • dica diária para camping: US$ 15
    • mais nps.gov/jotr
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024